Sismos nos Açores não implicam fenómenos vulcânicos

A atividade sísmica que está a assolar São Miguel, esta segunda-feira, não implica que se venham a desenvolver fenómenos de natureza vulcânica na ilha, esclareceu o responsável pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).


 

   



Em declarações à rádio Antena 1 Açores, João Luís Gaspar informou que a natureza dos eventos que se têm registado é de "origem tectónica" e que nos sistemas vulcânicos da ilha, os aparelhos de monitorização do CIVISA não registaram "qualquer outra anomalia".

"Para já é uma crise normal, de natureza tectónica, similar a outras que temos sentido na mesma zona da ilha", prosseguiu o responsável.

Os vários sismos registados tiveram origem na zona epicentral entre as lagoas do Fogo e das Furnas, na sua maioria de magnitude inferior a 3 na escala de Richter.




PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares