Açoriano Oriental
Sismo de magnitude 3,2 na escala de Richter sentido em São Miguel

Um sismo com magnitude 3,2 na escala de Richter foi sentido hoje de manhã na ilha de São Miguel, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Sismo de magnitude 3,2 na escala de Richter sentido em São Miguel

Autor: Lusa

Segundo a página do CIVISA na internet, o abalo ocorreu às 09:01 locais (10:01 em Lisboa) e teve o epicentro a cerca de 23 quilómetros a sul do Faial da Terra, ilha de S. Miguel.

"De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) na freguesia da Ribeira Quente (concelho de Povoação)", revela ainda o CIVISA.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição".

Com uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam, percecionando-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", revela o Instituto do Mar e Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados