Autor: Lusa/AO Online
O sismo foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores pelas 05h49 e teve epicentro a cerca de cinco quilómetros a Nordeste de Santa Bárbara, na Terceira.
De acordo com o IPMA, este sismo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) nas freguesias dos Altares, Santa Bárbara e Biscoitos (Terceira).
Foi ainda sentido com menor intensidade na Vila de São Mateus da Calheta e nas freguesias das Cinco Ribeiras, Terra Chã, São Bartolomeu (Terceira).
Segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), estes sismos “inserem-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022”.
Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).
A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição".