Açoriano Oriental
Educação
Ser solidário nas compras para o regresso à escola
Numa altura em que os encarregados de educação fazem as compras para o regresso às aulas, que nos Açores é já a partir da segunda semana de Setembro, a Assistência Médica Internacional - AMI propõe dois produtos escolares solidários: o Kit Salva Livros e a Agenda Escolar 2008/2009.

Autor: Olímpia Granada
Além de ser uma maneira de contribuir para as acções desenvolvidas pela AMI, é também uma forma de contribuir para a formação cívica e sentido solidário das crianças e jovens.
Assim, o Kit Salva Livros é um produto solidário inovador, cuja utilização prática reside na possibilidade de proteger as capas dos livros escolares. Porque dispensa o uso de tesouras e de colas, não comporta qualquer risco na sua utilização por parte das crianças e, até, dos mais idosos.
O Kit- divulga a AMI - é composto por dez capas plásticas transparentes e adaptáveis a todos os formatos de livros e cadernos até 21x30 cm (A4), um conjunto de autocolantes reaplicáveis e por dez etiquetas Disney Channel personalizáveis.
A ideia original partiu de uma Organização Não Governamental (ONG) francesa que viu no Kit Salva Livros uma oportunidade de envolver trabalhadores portadores de deficiência e de assegurar uma fonte de receitas adicional.
Associada a esta iniciativa desde 2004, a AMI beneficia ao propor a sua venda em Portugal, das receitas da sua venda (1 euro por cada Kit vendido, que tem um preço de 6 euros). Estas serão canalizadas para o projecto de acção social da AMI em Portugal, sobretudo para os EPES- Espaços de Prevenção da Exclusão Social que funcionam em alguns centros Porta Amiga.
Refira-se que, nos Açores, existe  desde o ano passado um destes centros na ilha Terceira.
Pela segunda vez, foi também lançada a Agenda Escolar AMI, tendo como temática o Ambiente (Qualidade do Ar, Migrações, Resíduos, Energia, Alterações Climáticas, Água, Desenvolvimento Sustentável).
A agenda inclui textos informativos sobre temas e campanhas ambientais promovidas pela AMI.
Mas porque a Agenda Escolar pretende também ajudar a estimular competências de auto-organização nos alunos do primeiro e segundo ciclo do ensino básico e secundário e até superior, inclui secções para o horário, dados pessoais, contactos, calendário escolar oficial, lista de disciplinas/Professores, calendário de testes e avaliações, notas, plano anual e marcador.
Por cada agenda vendida ao preço de 6 euros, 1 euro reverte a favor de projectos relacionados com a infância e a juventude, a saúde materno-infantil, a educação, a formação, a saúde, a capacitação e a educação cívica. Tal como o Kit Salva Livros, a Agenda Escolar poderá ser adquirida através do site www.ami.org.pt. ||

Projectos sociais em curso nos Açores


A AMI –  Assistência Médica Internacional é uma Organização Não Governamental portuguesa com estatuto jurídico de Fundação, privada, apolítica e sem fins lucrativos.
Desde a sua fundação, em Dezembro de 1984, pelo médico cirurgião urologista, Fernando Nobre, que se assumiu como uma organização humanitária inovadora em Portugal, destinada a intervir rapidamente em situações de crise e emergência, tendo o ser humano como centro de todas as suas preocupações.
Nos Açores conta com duas delegações, em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo. Na Terceira, abriu já um Centro Porta Amiga de apoio social e prepara-se para em São Miguel abrir uma Residência Social que irá acolher, nomeadamente, doentes deslocados de outras ilhas.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados