Açoriano Oriental
Senado dos EUA vota esta semana plano de estímulo financeiro

O Senado norte-americano vai votar “esta semana” o vasto pacote de estímulo financeiro pretendido por Joe Biden, anunciou o líder da maioria democrata Chuck Schumer, projeto que deverá então ser aprovado definitivamente pela Câmara dos Deputados. 

Senado dos EUA vota esta semana plano de estímulo financeiro

Autor: Lusa/AO Online

A Câmara, controlada pelos democratas, aprovou no sábado um plano de 1.900 milhões de dólares (1.580 milhões de euros), que incluía inicialmente um aumento no salário mínimo federal por hora, versão que, depois de discutida pelo Senado, acabou por não ser aprovada por uma questão de regras que regem os textos orçamentários. 

Apesar do revés, o presidente democrata instou o Congresso a aprovar “rapidamente” o restante de seu plano. 

“Se agirmos com determinação, velocidade e ousadia, seremos finalmente capazes de ganhar vantagem contra este vírus [da covid-19], seremos finalmente capazes de reanimar nossa economia”, defendeu Biden no sábado. 

Chuck Summer garantiu, sem, porém, adiantar um dia específico, que o Senado vai aproveitar esta semana para analisar o plano de resgate.

“Espero um debate robusto e também algumas madrugadas", acrescentou.

Na madrugada de 27 de fevereiro, a Câmara dos Representantes aprovou o novo pacote de estímulos para enfrentar a crise económica provocada pela covid-19, no montante de 1,9 biliões de dólares (cerca de 1,6 biliões de euros).

O projeto de lei foi aprovado com 219 votos a favor - todos democratas - e 212 contra, os republicanos em bloco e dois democratas já hoje durante a madrugada, naquele que será o terceiro pacote de estímulos em menos de um ano, para estancar a queda do emprego e sustentar um tecido económico que dá sinais de rutura em vários setores.

Com o apoio da Câmara Baixa, o projeto passa agora para o Senado (Câmara Alta), onde deverá ser aprovado no caso de não haver nenhuma alteração.

Trata-se do primeiro projeto legislativo impulsionado pelo governo de Joe Biden, que disse ser este o momento para aprovar um forte pacote de estímulos para sair da crise.

Entre as principais medidas está o pagamento direto de ajudas através de envio de cheques no montante de 1.400 dólares (cerca de 1.150 euros) para cada pessoa com rendimentos até cerca de 50 mil euros por ano, que o Governo alega serem fundamentais para evitar que muitos milhares de famílias fiquem irreversivelmente endividadas.

O Governo do seu antecessor, Donald Trump, já tinha enviado cheques de cerca de mil euros (na primavera passada) e de cerca de 500 euros (em dezembro), mas nas últimas semanas aumentou a pressão pública para repetir o gesto de injetar diretamente dinheiro na economia, através do fomento ao consumo.

O plano democrata inclui também 350 mil milhões de dólares (cerca de 290 mil milhões de euros) para o poder local, que servirá de estímulo para atrair o voto de alguns senadores republicanos, que não quererão desgostar os seus constituintes.

O pacote de estímulo económico de Biden prevê ainda 246 mil milhões de dólares (cerca de 200 mil milhões de euros) para assistência adicional aos 11 milhões de desempregados de longa duração detetados pelas agências federais.

Estão previstos ainda 70 mil milhões de dólares (cerca de 57 mil milhões de euros) para testes e vacinas contra a covid-19.

Um dos principais pontos de discórdia entre os democratas foi a inclusão, no projeto de lei, de uma subida do salário mínimo federal dos atuais 7,25 dólares à hora para 15 dólares à hora até 2025, uma das promessas eleitorais de Joe Biden. 


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados