Açoriano Oriental
Sede histórica foi adquirida pela SAD para o Santa Clara

Escritura de compra do edifício que desde 1935 alberga a sede do Clube Desportivo Santa Clara foi feita, na terça-feira, pela Santa Clara Açores - Futebol SAD

Sede histórica foi adquirida pela SAD para o Santa Clara

Autor: Arthur Melo

O dia 18 de outubro de 2022 vai ficar gravado na história do Clube Desportivo Santa Clara (CDSC) e da Santa Clara Açores - Futebol SAD por causa da assinatura da escritura de aquisição do imóvel onde durante décadas funcionou (e vai continuar a funcionar) a sede dos encarnados de Ponta Delgada.

A processo de aquisição do imóvel sito na Rua Comandante Jaime de Sousa foi iniciado pelo ainda presidente do clube e da SAD, Rui Cordeiro, que em 2021 sinalizou a intenção  de compra com o pagamento de 30 mil euros, mas a conclusão do negócio, adianta uma nota de imprensa dos encarnados, “apenas foi possível graças ao contributo do novo presidente da SAD, Bruno Vicintin, que suportou o necessário investimento, como já era do domínio público”.

De acordo com os valores revelados em setembro por Ricardo Pacheco, presidente do CDSC, a SAD desembolsou 315 mil euros para adquirir as parcelas do imóvel onde, até há bem pouco tempo, funcionava o bar, o enorme salão onde estavam os troféus do clube e no qual se realizavam as assembleias gerais do Santa Clara, mais o espaço que estava reservado para sala de reuniões da direção.

O presidente da SAD encarnada, Bruno Vicintin, sublinhou a importância de poder devolver ao clube um dos seus principais ativos, mas também concretizar um velho sonho que nasceu em 1935, quando ali se instalou pela primeira vez a sede do clube.

“É um prazer poder ajudar na concretização deste sonho. É muito importante esta estreita relação com o clube e com o seu presidente, Ricardo Pacheco. Temos de caminhar juntos, pois só assim é possível ter sucesso. Este é mais um exemplo do bom entendimento que existe no sentido de tornar o Santa Clara cada vez mais forte e sustentável”, sublinha o presidente da SAD, citado em nota de imprensa dos encarnados de Ponta Delgada.

O espaço é agora propriedade da Santa Clara Açores - Futebol SAD, ficando o CDSC, cuja sua sede é contígua, com o usufruto da sua utilização.

No ato de escritura, realizado na tarde de terça-feira, estiveram presentes Klauss Câmara,  diretor geral da SAD, e o presidente do CDSC, Ricardo Pacheco, que fez questão de vincar que “a compra só foi possível com o sinal dos sócios, mas, acima de tudo, devido a uma intensa negociação com a SAD e a um apoio ao Santa Clara que não encontra paralelo em nenhuma administração anterior”.

“Sem o apoio da SAD, jamais seria possível”, sublinhou o dirigente que havia anunciado para este mês uma assembleia geral (AG) de sócios para os informar  “de todas as démarches que levaram a esta vitória”, disse Ricardo Pacheco, ao Açoriano Oriental, no passado dia 7 de setembro.

Embora a AG nunca tenha sido marcada (estatutariamente não há essa obrigatoriedade, uma vez que a aquisição foi feita pela SAD e não pelo clube), o facto é que o sonho dos associados encarnados tornou-se finalmente realidade, passando agora a ter mais força a expressão proferida, em 2015, por Rui Cordeiro logo após ter sido eleito presidente do Santa Clara: “a nossa casinha, apesar de ser velhinha, será sempre a nossa casinha”. 


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados