Açoriano Oriental
Satélites chineses CubeSats para seguir aviões entraram em órbita
Os três satélites lançados pela China no passado dia 25 para controlar movimentos de aviões civis e tentar evitar misteriosos desaparecimentos já se encontram em órbita, informou o responsável pela conceção do projeto, Wu Shufan.

Autor: Lusa/AO online

 

Os designados CubeSats, que pesam apenas sete quilogramas cada, estão equipados com câmaras de observação das regiões polares e com recetores de sistemas de identificação automática emitidos por embarcações e aviões.

Satélites como estes poderiam ter evitado a perda de contacto com o avião da Malaysian Airlines, que desapareceu a 08 de março de 2014 com 239 pessoas a bordo quando realizava o voo MH370 entre Kuala Lumpur e Pequim.

O satélite receberá, por exemplo, informação de emissores ADS-B, instalados em mais de 70 por cento dos aviões em todo o mundo, que fornecem a cada segundo e em tempo real dados como a posição do voo, altura, velocidade e direção.

Desde que estão em funcionamento, os satélites chineses já recolheram centenas de milhares de dados de mais de 12.400 aviões em pleno voo, assinalou Wu Shufan, em declarações à agência Xinhua.

“Se existirem suficientes satélites em órbita cobrindo uma região, um voo específico poderia ser monitorizado e isso poderia ajudar na busca e salvamento em casos como o do voo MH370”, adiantou.

Demorou mais de um ano a serem encontrados destroços daquele avião da Malaysia Airlines, um fragmento da asa, com dois metros de comprimento, que foi encontrado ao largo da ilha de Reunião.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados