Açoriano Oriental
SATA vai retomar o serviço noturno de 'handling' em Santa Maria

O Governo dos Açores anunciou que vai ser retomado o serviço noturno de 'handling' em Santa Maria e que está a ser estudada a disponibilização de mais vagas para doentes nos voos da SATA na região.

SATA vai retomar o serviço noturno de 'handling' em Santa Maria

Autor: AO/LUSA

Dando resposta a uma das reivindicações do Conselho de Ilha de Santa Maria, o Governo Regional dos Açores anunciou esta segunda-feira, durante a reunião com este órgão consultivo, em Vila do Porto, que a SATA vai retomar o serviço de 'handling' (serviços prestados em terra para apoio às aeronaves, passageiros, bagagem, carga e correio) durante a noite no aeroporto de Santa Maria.

As vagas para doentes deslocados nos voos operados pela SATA eram outra das preocupações do órgão consultivo, tendo a secretária regional dos Transportes e Obras Públicas, Ana Cunha, admitido que está a ser estudada a hipótese de aumentar de dois para três os lugares disponibilizados pela companhia aérea açoriana para pacientes que tenham que se deslocar a outras ilhas.

No final da reunião, o secretário regional adjunto da presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias, afirmou que “o trabalho de articulação e de capacidade de resposta mais rápida à necessidade de transporte de doentes para consultas médicas já está a decorrer”.

Questionado pelos jornalistas se este ano serão evitados os constrangimentos no transporte de doentes durante o verão IATA [sigla em inglês para Associação Internacional de Transporte Aéreo, que define anualmente o verão e o inverno do setor], o governante atirou que, “apesar de ter Messias no nome”, não se conseguia “comprometer com uma matéria dessas”.

“Consigo comprometer-me com o facto de serem desenvolvidos todos os esforços para garantir que não existem constrangimentos nesse âmbito. Esse trabalho está a ser desenvolvido e estamos certos de que as coisas correrão bem”, reforçou.

Ainda sobre os transportes, o secretário regional salientou o reforço da operação da SATA para ilha de Santa Maria no verão IATA “em cerca de 1.300 lugares”, o que significa que vão ser disponibilizados “cerca de 67.400 lugares” para a ilha durante o verão, “sendo que o ano passado foram utilizados cerca de 50.900 lugares”.

Apesar das medidas avançadas pelo executivo, o vice-presidente do Conselho de Ilha de Santa Maria, Marco Carvalho, considera que a questão das acessibilidades “continua a ser um dos maiores problemas de Santa Maria”.

O conselheiro faz um balanço positivo da reunião mas ressalva que "há uma ou outra situação” que queria ver tratada “de forma diferente, nomeadamente a proteção da orla costeira da Praia Formosa, que nos últimos tempos tem sido fustigada com a elevada erosão.

A reunião entre o Governo Regional dos Açores e o Conselho de Ilha de Santa Maria aconteceu no primeiro de três dias de visita do executivo regional à ilha.

Durante a visita, os membros do Governo Regional visitam vários investimentos em curso e reúnem com várias entidades.

O programa desta visita estatutária inclui ainda, como acontece desde o início da anterior legislatura, um período em que os membros do Governo açoriano estão disponíveis para receber os marienses que lhes pretendam colocar diretamente as suas questões.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados