Açoriano Oriental
SATA reprograma operação aérea prevista para 1 e 8 de dezembro devido a greve
A transportadora aérea açoriana SATA anunciou hoje que "foi forçada" a reprogramar a sua operação para 1 e 8 de dezembro devido à greve dos trabalhadores da empresa afetos a dois sindicatos.
SATA reprograma operação aérea prevista para 1 e 8 de dezembro devido a greve

Autor: Lusa/AO online

 

Em comunicado, a empresa adianta que nesses dias apenas serão efetuados no total 14 voos entre as ilhas, pela SATA Air Açores, e um voo Lisboa/Ponta Delgada/Lisboa, pela SATA Internacional.

Segundo a SATA, como não foi possível chegar a acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) – um dos sindicatos envolvidos, a par do Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves -, quanto à fixação de serviços mínimos, recorreu-se a um tribunal arbitral, entidade que decretou ser obrigatório nesses dois dias realizar-se “uma ligações a cada uma das ilhas”.

Como “medida preventiva”, a SATA recomenda que os passageiros com voos nos dias 01 e 08 de dezembro procedam à alteração das mesmas.

A greve às horas extraordinárias e aos feriados na transportadora aérea sediada nos Açores e com ligações para outras zonas do território português e para o estrangeiro teve início no dia 15.

Em causa estão, segundo o SITAVA, cortes como as reduções de salários e do pagamento do trabalho extraordinário e a eliminação dos subsídios de férias e de Natal.

O pré-aviso de greve abrange várias semanas, até 21 de dezembro, numa altura em que muitos universitários que estudam fora dos Açores estão de regresso a casa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados