Açoriano Oriental
São Tomé e Príncipe vai candidatar-se a património agrícola mundial

São Tomé e Príncipe vai candidatar-se a património agrícola mundial, estando uma comissão a preparar "um plano de ação" a submeter ao Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), disse hoje a jornalistas um responsável pela candidatura.

São Tomé e Príncipe vai candidatar-se a património agrícola mundial

Autor: Lusa / AO online


"Queremos promover uma candidatura dinâmica, através da qual o país poderá ter acesso a vários benefícios", disse Carlos Tavares, coordenador do projeto For Bio (Fortalecimento da Sociedade Civil em Matéria da Conservação da Biodiversidade).

"Somos nós, nesta fase, a dinamizar este processo, mas é o Governo que depois irá liderar este processo de candidatura junto do FAO, através de uma comissão multissetorial que será constituída nos próximos dias", acrescentou.

"Achamos que essa candidatura é de capital importância, porque independentemente da vertente de ter acesso aos fundos, há o problema da exploração racional da floresta e da conservação da nossa biodiversidade", acrescentou.

Nos últimos dois dias esta comissão promoveu alguns seminários destinados a "recolher subsídios" para o referido plano de ação que prevê concluir ainda a longo deste ano.

A intenção é de que dentro "dos próximos dois a três meses" a candidatura de São Tomé e Príncipe ao património agrícola mundial seja entregue ao Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura que depois fará a sua avaliação.

O coordenador do For Bio sublinha que candidatar-se ao património agrícola mundial "traz benefícios enormes para o país", mas será necessário que o arquipélago de São Tomé e Príncipe preencha alguns requisitos.

"O país terá de reunir cinco requisitos que compreendem a segurança alimentar, a biodiversidade, o aspeto paisagístico e as tradições das comunidades relativas ao sistema agroflorestal", explicou Carlos Tavares.

Esse responsável está convencido de que dentro de 12 a 18 meses São Tomé e Príncipe seja reconhecido como membro do património agrícola mundial.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.