Santa Maria recebe comemorações do Dia da Europa nos Açores

Santa Maria recebe comemorações do Dia da Europa nos Açores

 

Lusa/AO Online   Regional   8 de Mai de 2019, 08:00

A ilha de Santa Maria acolhe na quinta-feira as comemorações nos Açores do Dia da Europa, com várias iniciativas de cariz educativo e cultural que pretendem incentivar a participação cívica ativa, em particular dos jovens.

As comemorações, organizadas pelo Governo dos Açores, através do gabinete do secretário regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, vão decorrer "sob o mote da juventude e do futuro da Europa", adianta uma nota do executivo enviada às redações.

“Em Santa Maria iremos fazer com os jovens da ilha e dos Açores uma festa à volta da União Europeia e explicar o que a Europa traz para o futuro e o que poderia ser o futuro se simplesmente não houvesse União Europeia, o que seria muito mais difícil”, salientou o secretário regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas.

A propósito das comemorações do Dia da Europa, Rui Bettencourt sublinhou ser necessário transmitir às gerações mais jovens a importância da União nas vidas de todos.

“Somos uma região ultraperiférica com uma dimensão marítima muito importante e é necessário que tenhamos todos esta consciência”, salientou ainda.

Nos Açores, as comemorações do Dia da Europa pretendem "valorizar a cidadania europeia e promover uma participação cívica ativa, envolvendo os cidadãos e, em particular, a juventude nas questões europeias, sensibilizando-os também para a importância do seu contributo na construção do projeto europeu", lê-se na nota do Governo açoriano.

"Ainda continua a ser importante comemorar esse dia, talvez mais importante que há anos, porque o Dia da Europa foi criado como o primeiro dia de paz depois do fim da segunda guerra. Estamos a viver o maior período de paz da história da Europa de sempre e é necessário lembrar isso aos jovens", sublinhou o governante.

As comemorações arrancam pelas 10 horas , na Escola Básica e Secundária de Santa Maria, com a iniciativa "A Europa é uma festa", durante a qual será executado o Hino da Alegria por alunos do 2.º Ciclo.

Na nota, o Governo dos Açores adianta ainda que o programa integra um mural "Pensadores do projeto europeu" e um mosaico em retalho das bandeiras dos países da União Europeia pelo Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia, Recolhimento de Santa Maria Madalena e Grupo Sénior.

Oficinas e atividades educativas para alunos, a cargo de diversas entidades da ilha, que envolverão mais de uma centena de alunos à volta de diversas temáticas, uma aula aberta subordinada ao tema "Os Açores, a Europa, o Futuro", uma mostra de "Trajes tradicionais dos países da UE", são outras iniciativas.

No exterior da Pousada da Juventude de Santa Maria serão inauguradas duas das quatro obras murais do fotógrafo mariense Pepe Brix, no âmbito do projeto ‘Alma Mater’.

De acordo com o executivo, "estas obras de arte pública dizem respeito a mulheres marienses, como cidadãs europeias, representadas em três obras individuais (Vila do Porto, Santo Espírito e Almagreira) e também num mural coletivo (Vila do Porto), homenageando a população mariense, sobretudo feminina, e passando a mensagem de que os valores europeus são partilhados pelas suas regiões".

A comemoração integra, pela terceira vez, a iniciativa "Rua da Europa", com a participação dos municípios aderentes das nove ilhas e que consiste em colocar numa rua, à escolha das autarquias, as 28 bandeiras dos Estados membros e da União Europeia, acrescenta a nota.

O I Concurso Literário Regional Narrativas sobre a Europa, sobre a temática "Os Jovens, a Europa, o Futuro", também integra o programa comemorativo do Dia da Europa e decorre até 9 de maio, data limite para o envio de contos inéditos sobre esta temática.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.