Açoriano Oriental
Santa Casa de Santa Maria vai contar com lar residencial

O presidente do Governo dos Açores considerou que o novo lar residencial da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto, em Santa Maria, “corresponde a uma ambição” que garantirá mais oferta para idosos.

Santa Casa de Santa Maria vai contar com lar residencial

Autor: Lusa

José Manuel Bolieiro, cujo executivo cumpre hoje uma visita estatuária a Santa Maria, declarou aos jornalistas que a ilha “tem uma expectativa que correspondeu a uma ambição, uma sugestão e um ato de boa cooperação entre a Santa Casa da Misericórdia e o Governo dos Açores, para que o projeto hoje, e a sua futura execução e financiamento, garanta mais oferta de lar residencial” em Vila do Porto.

O chefe do executivo açoriano, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, falava aos jornalistas após a apresentação do projeto do Lar Residencial de Vila do Porto da Santa Casa da Misericórdia local.

Bolieiro assinalou que Santa Maria “passa a ter uma resposta que antes não tinha, estando a ser inovadora nessa capacidade de resposta”, tendo ressalvado que o concelho de Vila do Porto e a ilha vão ser abrangidos pelo projeto dos Novos Idosos, da responsabilidade do Governo dos Açores.

“Não estamos porventura a resolver tudo, mas um problema, e uma necessidade antiga, está hoje com perspetiva de ser resolvido”, afirmou o líder do executivo açoriano.

O projeto de Lar Residencial está orçado em cerca de 1,8 milhões de euros, sendo que a Santa Casa da Misericórdia - que desenvolve a sua ação nas áreas da infância, juventude, deficientes, idosos, famílias e comunidade – possui uma capacidade instalada de 311 lugares com uma frequência de 274 utentes, ou seja, uma taxa de utilização de 88%.

O Estatuto Político e Administrativo dos Açores estipula que o executivo açoriano deve, pelo menos uma vez por ano, visitar as ilhas sem departamentos governamentais: Graciosa, São Jorge, Pico, Flores, Corvo e Santa Maria.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados