Açoriano Oriental
Rotary vai dar óculos graduados a 50 crianças até ao final do ano letivo

Projeto já permitiu que mais de 30 crianças tivessem óculos graduados, prevendo até ao final do ano letivo abranger um total de 50 crianças

Rotary vai dar óculos graduados a 50 crianças até ao final do ano letivo

Autor: Ana Carvalho Melo

O Rotary Club de Ponta Delgada apoiou, desde o passado ano letivo, mais de 30 crianças com dificuldades visuais no diagnóstico e compra de óculos graduados, prevendo até ao final deste ano letivo chegar às 50.

Intitulado “Ver bem para melhor aprender”, este projeto foi iniciado no ano rotário 2021/2022, com o objetivo de colmatar as dificuldades de aprendizagem associadas a problemas de visão, identificadas em crianças do ensino básico.

Como recordou a presidente do Rotary Club de Ponta Delgada, Ana Paula Andrade, o projeto começou na escola das Capelas, tendo entretanto abrangido crianças de escolas dos Arrifes e de São Pedro, em Ponta Delgada.

De modo a tornar este projeto uma realidade, o Rotary Club de Ponta Delgada contou com a parceria da Fundação Rotária Portuguesa, do Rotary Club de Fall River, que este ano também foi o parceiro doador do projeto na totalidade, e da Fundação Lentes Essilor.

Como explicou Ana Paula Andrade, o objetivo de entregar óculos graduados a 50 crianças carenciadas está a ser realizado através de dois processos distintos.

O primeiro processo tem como parceiro a Fundação Lentes Essilor, que doa as lentes e as armações. Nesta situação, a Fundação, que tem uma parceria com duas óticas em Ponta Delgada, exige a consulta por um oftalmologista, a qual é realizada no Hospital do Divino Espírito Santo, que atende estas crianças e jovens. Após a consulta, os encarregados de educação contactam a presidente do serviço à comunidade do Rotary Club de Ponta Delgada, seguindo-se a deslocação à ótica para entrega da receita e escolha das armações.

Estas crianças são indicadas ao Rotary Club de Ponta Delgada pela Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel ou por algumas escolas com alunos mais carenciados do concelho, depois destas as terem já sinalizado e feito um primeiro rastreio. Refira-se que as crianças apoiadas pela Fundação Lentes Essilor pertencem ao Escalão I da Ação Social Escolar.
Já o segundo processo engloba os alunos com escalão 2,3,4 dos escalões II a V da Ação Social Escolar.

Nestas situações, os casos urgentes são encaminhados para uma ótica em Ponta Delgada, que possui um protocolo com o Rotary Club de desconto nos seus serviços, sendo vistos por um optometrista. Refira-se que sempre que há a indicação do optometrista para que haja uma consulta de especialidade, o Rotary Club providencia-a.

Neste caso, o Rotary Club de Ponta Delgada conta com o apoio do Rotary Clube de Fall River, clube geminado há cerca de 40 anos, para o pagamento das lentes e armações escolhidas pelas próprias crianças.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados