Açoriano Oriental
Revista de imprensa nacional
A ameaça do candidato à liderança do PSD Luís Filipe Menezes de que poderá recorrer aos tribunais para repor “legalidade” do processo eleitoral e os últimos desenvolvimentos do caso Maddie estão hoje em destaque na imprensa.

Autor: Lusa/AO
O Público faz manchete com o título “[Luís Filipe] Menezes ameaça recorrer à justiça se o regulamento não for alterado”.

    O jornal escreve que Luís Filipe Menezes deu um prazo até às 24horas de hoje para que a presidente do conselho nacional do PSD, Manuela Ferreira Leite, altere regulamento em vigor sobre o prazo de pagamento das quotas do partido.

    Caso não o faça, Menezes tem pronto um recurso para o Tribunal Constitucional para impugnar decisão do Conselho de Jurisdição Nacional, acrescenta o matutino.

    O destaque fotográfico do Público vai hoje para o concerto dos Police realizado terça-feira à noite no Estádio Nacional, em Oeiras.

    “Cinco doentes infectados após cirurgia ocular” e “Poupança-Habitação: Portugueses perdem 18 milhões por ano” são outros títulos do Público.

    O Jornal de Notícias realça uma entrevista ao candidato à liderança do PSD, Luís Filipe Menezes, titulando “Ultimato”.

    Na entrevista, Luís Filipe Menezes ataca Marques Mendes e pede a Manuela Ferreira Leite para repor legalidade na polémica das quotas em 24 horas.

    O matutino salienta também na capa “Lisboetas ganham mais 290 euros que nortenhos”.

    De acordo com o JN, num ano o salário médio de Lisboa subiu 63 euros contra aumento de 11 no Norte.

    Os algarvios são os que estão em pior situação: perderam 47 euros no mesmo período de tempo, refere o JN.

    O jornal puxa também para a capa “Paradeiro desconhecido para 686 mil árvores doadas à serra da Estrela”, “Primeira visita à nova basílica de Fátima”, “Sporting sem Liedson em Guimarães no primeiro jogo para Taça da Liga” e “Trinta mil esperaram 20 anos para rever os Police”.

    “Fundos de pensões públicos disponíveis já em 2008” é a manchete do Diário de Notícias.

    De acordo com o diário, o Estado vai disponibilizar, já a partir de 2008, fundos de pensões públicos que servirão de complemento às reformas asseguradas pelo sistema de Segurança Social.

    Na capa, o DN realça também “A primeira viagem ao interior da nova Basílica de Fátima” e a notícia de que Luís Filipe Menezes pondera recorrer aos tribunais civis por causa das quotas do PSD.

    Sobre o caso Maddie, o DN titula “Nunca pensámos que pudesse ser Maddie”, um comentário da turista espanhola que tirou em Marrocos uma fotografia onde surge uma menina loira parecida com Madeleine.

    “Vírus desconhecido continua a fazer vítimas” em Vidago, Chaves, “Contas poupança-habitação dão pouco”, “Governo cede e põe radar a 80 km”, em Chelas, e “Police encantam fãs em noite de triunfo e memória” são outras chamadas de capa do DN.

    O Correio da Manhã chama à primeira página “Gerry esconde versão de raptor”, referindo que o pai de Madeleine nunca contou à PJ que terá sentido a presença de alguém na casa.

    A nova tese do casal McCann é encarada com cepticismo pelos investigadores do caso, salienta o CM.

    O jornal diz ainda que a Interpol está a investigar uma foto tirada em Marrocos com menina parecida com Maddie.

    Sobre a crise no PSD, o CM destaca uma frase de Luís Filipe Menezes: “Comporta-se como um pequeno tirano”, numa referência a Marques Mendes.

    O CM titula ainda “Cheque careca livra homem que mandou matar a mulher”, “Fátima: nova basílica custa 80 milhões”, “Ingleses querem [José] Mourinho” na selecção e “Concerto dos Police bloqueia trânsito”.

    O 24horas destaca na capa a fotografia tirada por turistas espanhóis em Marrocos que a polícia está a investigar e titula “Esta menina loura pode ser Maddie”.

    O jornal diz que a imagem foi captada em Agosto e mostra o que parece ser Madeleine a espreitar por detrás do ombro de uma mulher, que a carrega às costas.

    O 24horas escreve ainda que “ama da menina diz que viu Robert Murat à espreita na noite fatal”.

    “Os portugueses são os que mais estudam na Europa” e “[Jogador] Miguel confessa que é de noitadas e que fuma desde os 13 anos” são outros títulos do 24horas.

    Na primeira página, o Diário Económico salienta “PPR feito no Estado dá benefícios fiscais”.

    Segundo o DE, as contas individuais de reforma feitas no Estado como complemento aos descontos obrigatórios vão permitir abater no IRS, como acontece com os privados.

    “BPI fecha fundo de 90 milhões para evitar crise”, “por que o ouro continua a ser um bom refúgio”, “PT passa a cobrir todo o Brasil em telemóvel”, “BCP perde 1,3 mil milhões em bolsa em quatro dias” e “Notáveis do PSD analisam crise de liderança em vésperas do Congresso” são outras chamadas de capa do DE.

    “Lisboetas vão pagar o dobro do IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis] em cinco anos” é a manchete do Jornal de Negócios.

    O jornal refere que o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, quer chegar a 2012 a cobrar mais 94 por cento de IMI.

    O económico puxa também para a capa “Jerónimo Martins: Polónia será centro de decisão em 2017”, “Reformas: estado concorre com privados na captação de poupança”, “Bolsa: crise leva BPI a liquidar fundo” e “Alta velocidade: Aeroporto vai pagar estação ferroviária”.

    O JdN faz ainda chamada de atenção para uma entrevista à presidente do regulador espanhol de energia, Maria Teresa Costa.

    A revista Focus realça na primeira página “O fabuloso destino de [José] Mourinho”, salientando a história do despedimento do Chelsea e os milhões envolvidos.

    Na edição de hoje, a Focus destaca ainda dicas para poupar dinheiro na faculdade e a importância da língua.

    “Procura-se novos talentos” é a manchete de hoje em A Bola, jornal que destaca a oportunidade que os jogadores habitualmente não titulares vão ter nos encontros da Taça da Liga previstos para hoje.

    “Descanso de titulares dá oportunidade a jogadores «escondidos»”, indica igualmente A Bola, referindo os nomes de Gladstone, Adrien e Celsinho (Sporting), Butt, Zoro e Freddy Adu (Benfica) e Stepanov, Bolatti e Farias (FC Porto).

    Nos encontros da terceira eliminatória da Taça da Liga previstos para hoje, o Sporting desloca-se a Guimarães para defrontar o Vitória, o Benfica joga na Amadora frente ao Estrela e o FC Porto visita o terreno do CD Fátima.

    A manchete do Record diz que o Benfica quer manter “Super Léo até 2010”, razão pela qual apresentou uma proposta de renovação por mais duas épocas ao lateral esquerdo brasileiro.

    “Quebrei o gelo!”, uma exclamação do avançado do Sporting Purovic, preenche a manchete de O Jogo, o qual indica que o montenegrino “quer mais golos após marcar ao Setúbal” no último jogo do campeonato.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados