Revista de imprensa nacional


 

Lusa/AO   Nacional   30 de Out de 2008, 05:29

Os insultos de estivadores a Miguel Sousa Tavares por causa da expansão do terminal de Alcântara, alegadas burlas via Internet e o dinheiro que os deputados vão ter para viagens estão hoje em destaque na imprensa lisboeta.
O Diário de Notícias destaca na sua edição de hoje “2,1 milhões desviados por burlas via Internet”.

    O jornal, que cita dados da Polícia Judiciária, escreve que o crime de burla através de contas bancárias via “online” tem aumentado.

    A investigação lançou um alerta para evitar que o cidadão seja enganado, acrescenta o DN.

    “Os segredos do sucesso no ensino privado”, “Indústria automóvel vai despedir mais mil operários” e “Estivadores contra Sousa Tavares” são outras chamadas de capa do DN.

    O Jornal de Notícias chama à primeira página “Estivadores atacam Miguel Sousa Tavares”, contando que os trabalhadores insultaram o escritor, que integra o movimento de cidadãos que contesta a expansão do terminal de contentores de Alcântara.

    O sindicato promoveu uma concentração de dezenas de trabalhadores em frente à Câmara de Lisboa, onde a Administração do Porto de Lisboa apresentou quarta-feira o projecto em reunião do executivo municipal.

    “Governo e pais desvalorizam ranking das escolas” e “FC Porto SAD fecha contas do exercício de 2007/2008 com lucros de oito milhões” são outros assuntos abordados no JN.

    “Deputados vão ter 3,7 milhões para viagens” destaca hoje em manchete o Correio da Manhã.

    O Orçamento da Assembleia da República para 2009 prevê, refere o CM, ainda uma dotação de 1,93 milhões de euros para pagar vencimentos extraordinários aos parlamentares.

    O matutino puxa ainda para a capa “Estivadores ameaçam Sousa Tavares” e “Petróleo cai 60 por cento, gasolina só desce 20 por cento” são outras chamadas de capa do CM.

    O 24horas escolheu para manchete o título “Sousa Tavares ameaçado por 200 estivadores”, referindo que o escritor teve de sair de uma reunião na Câmara de Lisboa protegido pela polícia.

    Na primeira página, o Público revela que “Governo vai obrigar empresas a pagar IVA mesmo sem terem recebido dos clientes”.

    A medida, escreve o diário, consta da proposta de Orçamento do Estado apresentada pelo executivo.

    O jornal adianta ainda que a Unidade Técnica de Apoio Orçamental confirma que despesa pública cresce em 2009.

    O destaque fotográfico do Público vai para os milhares de civis em fuga da República Democrática do Congo, onde os rebeldes do Congresso Nacional para a Defesa do Povo lideram uma ofensiva.

    O Diário Económico, que hoje comemora 19 anos de existência, destaca em sobrecapa a sua edição número 1.

    Em manchete, o Diário Económico adianta “PGR [Procurador-Geral da República] preocupado com excesso de garantia dos arguidos”.

    Em declarações ao DE, o Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro, pede que se intensifique o combate ao crime violento.

    O DE chama ainda à primeira página “BES cria ‘holding’ para participações estratégicas” e “Fabricante dos aviões Falcon transfere produção para Portugal”.

    “Crise atinge resultados da banca privada” adianta o Jornal de Negócios, referindo que os lucros dos quatro maiores bancos caíram 40 por cento.

    O económico adianta que o “BES cria holding para integrar participações estratégicas e defender rácios de capital”.

    O jornal destaca ainda a frase do presidente do BES, Ricardo Salgado: “Vamos recorrer às garantias do Estado”.

    “Sobreviver a um AVC” é o destaque de hoje da revista Visão, que publica fotografia da escritora Margarida Rebelo Pinto, que teve um acidente vascular cerebral aos 41 anos.

    A revista Sábado realça na capa “O álcool, a droga e a nova vida: as confissões de [cronista e escritor] Miguel Esteves Cardoso”.

    Os matutinos desportivos dedicam hoje as capas a alguns dos reforços do Benfica em quem os adeptos depositam esperanças até agora por confirmar, devido às lesões que os afectaram logo no início da época.

    “Finalmente Aimar”, proclama A Bola, sobre foto do centrocampista argentino, contratado esta época ao Valência, e que finalmente está recuperado de uma lesão, um mês depois.

    O jornal cita uma declaração de José Pekerman, ex-seleccionador da Argentina e que foi dado como treinador do Benfica, sobre o ex-pupilo: “sou apaixonado pelo futebol de Aimar e o Benfica é o clube certo para ele se reafirmar”.

    O matutino desportivo anuncia ainda que “Corinthians sonha com Liedson” e que declarações de João Moutinho sobre Benfica “incomodam adeptos leoninos”.

    Em O Jogo a capa é preenchida com uma entrevista com David Suazo, o hondurenho que se lesionou num jogo de qualificação para a Taça UEFA e que, diz o matutino, “assume o desafio” declarando: “muito peso às minhas costas”.

    Na capa, o jornal diz ainda “Aimar à espreita de jogar em Guimarães”.

    No topo da página, O Jogo cita Vítor Baía, o ex-guarda-redes director das Relações Externas do FC Porto, que afirma acreditar que “Cebola [Rodriguez, ex-Benfica] pode encarnar espírito de Dragão”.

    No Record a capa é dedicada ao argentino Di Maria, que, diz o jornal, “recebe a bênção de Maradona”, novo seleccionador da Argentina: “Deus está com ele”.

    “Na minha equipa é titular, garante o novo seleccionador da Argentina”, citado na capa do matutino.

    O jornal anuncia ainda que “Corinthians ataca Liedson”, referindo que emissários do clube brasileiro estão em Lisboa “para sondarem o Levezinho”.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.