Açoriano Oriental
Revista de imprensa nacional
O tiroteio ocorrido terça-feira numa escola na Finlândia, que vitimou dez alunos e o autor dos disparos, está hoje na capa dos jornais diários de Lisboa.

Autor: Lusa/AO
"Assassino anuncia massacre na Internet", lê-se no Correio da Manhã, "Aluno alertou para massacre na Finlândia" escreve o Diário de Notícias, enquanto o Jornal de Notícias realça uma frase do autor do crime: "O próximo a morrer será você".

    Este assunto preenche grande parte da capa do Público que, sobre a fotografia do autor dos disparos, escreve "Este jovem matou 10 colegas".

    As próximas quatro eleições que deverão decorrer no próximo ano vão custar 100 milhões de euros, anuncia hoje em destaque o Jornal de Notícias, que acrescenta que o valor é superior aquele que o Estado gastou nos últimos 17 actos eleitorais.

    "Rui Rio [presidente da Câmara Municipal do Porto] acusa gestão da Metro Porto de miserável", titula o diário, que ainda noticia a ocorrência de três assaltos consumados terça-feira e de dois falhados a bancos de Lisboa e Setúbal.

    O Correio da Manhã puxa para capa a notícia de que a crise na gasolina tirou 397 milhões de euros ao fisco, dado que a subida de preços provocou uma poupança forçada dos consumidores.

    "Horas extras disparam no INEM [Instituto Nacional de Emergência Médica] em oito meses" e "[computador] Magalhães alargado ao 2º Ciclo", são outros temas da capa do Correio da Manhã.

    A manchete do Diário de Notícias diz que a "Casa para funcionários de João Soares originou processo contra Santana" e explica que o "processo de alegado favorecimento na atribuição de fogos de habitação social pela Câmara de Lisboa teve origem numa denúncia entregue na Procuradoria-Geral da República sobre uma casa dos pais de um antigo funcionário de João Soares", antigo presidente da autarquia.

    Este diário destaca ainda a entrega de computadores pelo Governo, que mereceu por parte do político social-democrata Pacheco Pereira um "arraso".

    "Maior roubo de ouro rende um milhão" lê-se também no Diário de Notícias sobre o assalto por carjacking ocorrido terça-feira em Lisboa, destacando também o jornal Público esta notícia.

    O 24horas aproveita este assunto para manchete e escreve: "Assaltantes levam um milhão de euros e o carro a ourives".

    O Diário Económico diz hoje que a Autoridade da Concorrência e o tribunal de Contas querem poderes reforçados, adiantando que ambas as instituições querem ter mais independência face ao Governo.

    Os "Impostos sobre as empresas vão ter novas regras" sublinha ainda o jornal.

    "Novas estradas podem vir a ter mais portagens" realça o Jornal de Negócios, que noticia ainda que em 2009 vão reformar-se mais de 20 mil funcionários públicos.

    A revista Focus faz capa com o "Regresso da tuberculose", acrescentando que há milhares de novos casos por ano em Portugal e que a vacina BCG só tem 50 por cento de eficácia.

    O Benfica-Sporting do próximo sábado domina as capas dos matutinos desportivos, que se dedicam a enumerar os trunfos das equipas para o mais clássico de todos os “derbies” do futebol português.

    “Os reis da Net”, titula O Jogo, com fotos de Nuno Gomes e de Hélder Postiga, referindo que os dois futebolistas, que estão em fase de recuperação nas respectivas carreiras, são também os principais nomes na blogosfera.

    “A ambos não faltam fãs suspirantes que lhes criem blogues na maior rede do Mundo, sendo estes os jogadores das águias e dos leões com maior quantidade de páginas a eles dedicadas na Internet”, comenta o jornal.

    Face ao arranque do FC Porto menos feliz nesta época, “Jesualdo [Ferreira, treinador dos tricampeões] vai mexer”, referindo que para o desafio de sexta-feira, com o Paços de Ferreira, o técnico vai fazer a gestão da equipa “tendo em vista o compromisso da Liga dos Campeões, com o Arsenal, marcado para a semana seguinte, e a visita a Alvalade”.

    “Benfica ataca líder com póquer de ases”, anuncia A Bola, que apensas refere os trunfos “encarnados” para o Benfica-Sporting de sábado: Nuno Gomes, Cardozo, Aimar e Reyes.

    O matutino considera que se trata de “quatro estrelas em alta antes do +derby+ de sábado”.

    Numa chamada, anuncia que o russo Izmailov (Sporting) recuperou da lesão e vai poder jogar contra o Benfica, embora não se tenha treinado terça-feira.

    O Record anuncia que o capitão do Benfica, Nuno Gomes, ainda não recebeu proposta para renovar com os “encarnados”, titulando “Nuno livre em Janeiro”.

    O jornal diz que o contrato com aquele que é o “10º melhor marcador da história do Benfica” acaba em Junho “e o 21 pode assinar por outro clube daqui a 3 meses”.

    O matutino diz que no Sporting o montenegrino Vukcevic, em conflito com o técnico Paulo Bento, está “cada vez mais isolado” e que o russo Ismailov “preocupa”, pois ainda não recuperou da lesão, o que o poderá afastar do jogo de sábado com o Benfica.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados