Açoriano Oriental
Revista de imprensa nacional
 A chegada do furacão Gustav à costa do Luisiana, Estados Unidos, e a proposta do CDS/PP para que a prisão preventiva seja aplicada aos crimes de violência doméstica são temas hoje em destaque na imprensa lisboeta.

Autor: Lusa/AO
O Público destaca “Furacão Gustav põe em risco êxito da Convenção Republicana”, realçando na capa uma fotografia que mostra um casal no “último comboio de evacuação de Nova Orleães”.

    Milhares de pessoas abandonaram a cidade de Nova Orleães, precisamente no dia em que, no Minnesota, se inicia a Convenção Republicana que irá nomear John McCain candidato à Presidência dos Estados Unidos.

    O furacão Gustav deixou um rasto de destruição nas Caraíbas, onde provocou 96 mortos, e está a aproximar-se de Nova Orleães, que há três anos foi destruída pelo furacão Katrina.

    Por seu turno, o Diário de Notícias titula “Nova Orleães recorda ‘Katrina’ e foge de ‘Gustav’”.

    Sobre este assunto, o Correio da Manhã escreve “Nova Orleães foge da ‘Tempestade do século’” enquanto o Jornal de Notícias refere que “Ventos de 220 km/hora e ondulações de sete metros assustam os EUA”.

    Em manchete, o Diário de Notícias refere “Partidos favoráveis à preventiva para crimes de violência doméstica”.

    O matutino salienta que chega hoje ao Parlamento uma proposta do CDS/PP para que a prisão preventiva seja aplicada a agressores de violência conjugal.

    O Correio da Manhã chama à primeira página “Guerra corta água a fogos”.

    O diário adianta que os helicópteros da Protecção Civil estão impedidos de reabastecer em alguns pontos de Trás-os-Montes.

    A situação, diz o CM, foi denunciada por um piloto a operar com brigadas do corpo de Intervenção de Protecção de Socorro.

    “Bombeiros já chegam a fogos em dez minutos” é a manchete do Jornal de Notícias, referindo que o objectivo das autoridades era ter tempo médio de resposta de 20 minutos.

    Na capa, o jornal destaca ainda que o FC Porto chegou a acordo com o Inter de Milão para a transferência de Ricardo Quaresma por um valor de 18,6 milhões de euros, mais o internacional português Pelé.

    O 24horas titula “Novo esquema promete uma fortuna por seis euros”, contando que milhares de pessoas estão a receber mensagens com números de contas bancárias para depositar.

    Segundo o diário, os promotores desta pirâmide dizem que é possível ganhar mais de 100 mil euros investindo apenas meia dúzia de tostões.

    O Diário Económico faz hoje manchete com uma entrevista a Marcelo Rebelo de Sousa na qual o comentador político afirma que “Governo vai fazer tudo pela maioria absoluta”.

    Na entrevista, Marcelo Rebelo de Sousa afirma também que Manuela Ferreira Leite “devia fazer mais um bocadinho”.

    “Caixa perde mais de 600 milhões na bolsa” e “Teixeira Duarte quer vender pontes do Tejo” são outros assuntos em destaque no DE.

    O Jornal de Negócios realça na primeira página a crise no crédito, referindo que “Custos com pagamento de juros disparam nas cotadas”.

    O económico faz ainda chamada de capa com “Processos via Net dão redução até 50 por cento nas taxas de Justiça” e a partida do Presidente da República, Cavaco Silva, para a Polónia.

    O fim da “novela” da contratação de Quaresma pelo Inter de Milão e o interesse do Benfica no grego Seitaridis, ex-FC Porto, está hoje nas primeiras páginas dos matutinos desportivos.

    “Fim da novela”, anuncia A Bola, referindo que “Inter assegura Quaresma por 18,6 milhões de euros mais Pele”, numa transferência em que o médio português de 20 anos é avaliado em seis milhões de euros.

    O jornal diz ainda que o contrato do extremo ex-FC Porto é hoje negociado em Milão, onde chegou pouco depois das 00:00, e que “boa carreira do ‘ciganito’ em Itália pode render mais 6 milhões aos dragões”.

    A Bola faz ainda a antevisão do Braga-Sporting, citando declarações dos dois treinadores: “Não alteramos o nosso modelo de jogo” (Jorge Jesus, Sp. Braga) e “queremos ser líderes” (Paulo Bento, Sporting).

    “Ciao Quaresma - chegou Pele”, titula O Jogo em manchete, sobre foto do novo reforço do FC Porto à chegada ao aeroporto, “sem a bela Debora Salvalaggio, para jogar 5 anos no Dragão”.

    O matutino explica que o “Inter paga 18,6 milhões de euros por Quaresma e cede os direitos desportivos de Pele por 6 milhões”.

    O Braga-Sporting de hoje à noite, que encerra a segunda jornada da Liga, é outro destaque do jornal, que diz que “Paulo Bento espera mentes mais fortes com o mercado [de transferências] fechado” e que Jorge Jesus não altera “ideias por ser o Sporting”.

    O Record foge do tom dos rivais e escolhe para principal destaque o “último esforço” do Benfica para contratar o lateral direito grego Seitaridis, que já jogou no FC Porto.

    “Sprint final por Seitaridis”, escreve o jornal, sobre foto do jogador, referindo ainda que Makukula pode sair para o Manchester City e que Luís Filipe Vieira e Rui Costa “pediram desculpa ao árbitro por causa do adepto invasor”.

    Numa coluna à direita, o matutino anuncia “Quaresma confirmado no Inter”, adiantando que o “negócio envolve cedência de Pelá aos dragões”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados