Açoriano Oriental
Reunião especial de chefes da diplomacia da UE no domingo
Os chefes de diplomacia da União Europeia (UE) vão ter uma reunião especial no próximo domingo para debater a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas, anunciou hoje o ministério dos Negócios Estrangeiros alemão.
Reunião especial de chefes da diplomacia da UE no domingo

Autor: Lusa/AO Online

 

“O ministro dos Negócios Estrangeiros (Frank-Walter) Steinmeier saúda a realização de uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE” na sequência das eleições nos Estados Unidos, indicou fonte do ministério alemão à agência noticiosa francesa AFP.

O encontro – que ainda não foi anunciado pelas instituições europeias - terá lugar na véspera de um Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE que já estava previsto para segunda-feira em Bruxelas, e, de acordo com a imprensa alemã, deverá realizar-se igualmente na capital belga.

Após conhecido o triunfo de Trump, a primeira reação da União Europeia chegou através da conta da chefe de diplomacia europeia na rede social twitter, com Federica Mogherini a assegurar que União Europeia e Estados Unidos vão continuar a trabalhar em conjunto, independentemente do novo “inquilino” da Casa Branca.

“Os laços entre UE e EUA são mais fortes que qualquer mudança política. Vamos continuar a trabalhar em conjunto, redescobrindo a força da Europa”, escreveu a Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.

Por seu turno, os presidentes do Conselho Europeu, Donald Tusk, e da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, apelaram hoje ao reforço das relações transatlânticas na mensagem de felicitações enviada ao novo presidente eleito dos EUA, que convidaram para visitar a Europa “o mais cedo que lhe for conveniente” e participar numa cimeira UE-EUA.

“Este encontro permitir-nos-ia traçar o curso das nossas relações para os próximos quatro anos”, escreveram.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados