Rally Arquipélagos

Regresso ao mar após despedida em terra

Regresso ao mar após despedida em terra

 

Paulo Vieira Lopes / DN Madeira   Regional   16 de Jul de 2010, 10:43

O Porto Santo despediu-se na noite de quinta-feira daquele que foi o evento inédito de vela da classe Cruzeiro que ligou os Açores e a Madeira.
Depois das emoções de cinco dias de regata, entre Ponta Delgada e o Porto Santo, os cerca de três dezenas de velejadores das oito embarcações que compõem o denominado Rally Arquipélagos tiveram quinta-feira a derradeira festa em terra, num jantar organizado pelo clube anfitrião, o Clube Naval do Porto Santo (CNPS).

A anteceder o convívio sempre enriquecedor entre os amantes e ‘craques’ da vela, os skippers tiveram a reunião habitual (briefing) com vista à segunda etapa da regata que arranca esta sexta-feira da Marina do Porto Santo com destino à Quinta do Lorde, no Caniçal.

Com a intenção de voltar à ilha madeirense, skippers e tripulantes tiveram ainda um dia para os últimos preparativos para mais uma pernada no Oceano Atlântico.

Rui São Marcos, o responsável da embarcação madeirense ‘Quero Quero’, admitiu ontem à nossa reportagem que as embarcações esperam “bons ventos, mar e horizonte” nesta segunda etapa.
“As condições meteorológicas são boas para esta etapa. Tudo indica que teremos ventos com intensidade de 13 a 15 nós, a soprar de Nor-nordeste pelo que a viagem apresenta-se tranquila e boa para desfrutar. Quanto à previsão de chegada à Marina da Quinta do Lorde, as primeiras embarcações deverão fazê-lo pelas 15h30.

Por outro lado, quinta-feira  Ricardo Jorge Pestana, presidente do CNPS enalteceu esta iniciativa e espera que seja repetida por mais vezes. “Tivemos a função de receber este evento inédito, no qual estamos muito agradecidos e espero que novas parcerias possam continuar em termos futuros.”

“É sempre benéfico trocar experiências com outros velejadores e em termos da ilha do Porto Santo acredito que este tipo de regatas possa ser uma mais-valia para a economia local e não só.”

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.