Açoriano Oriental
PSD/Açores quer melhor gestão, manutenção e fiscalização dos percursos pedestres

O PSD/Açores anunciou a entrega no parlamento da região de uma iniciativa legislativa para "melhorar a gestão, manutenção e fiscalização dos percursos pedestres" do arquipélago, tidos pelo partido como um “recurso essencial” do turismo de natureza.

PSD/Açores quer melhor gestão, manutenção e fiscalização dos percursos pedestres

Autor: Lusa/AO Online

"Pretendemos garantir que a manutenção, sinalização e fiscalização dos trilhos pedestres são feitas de forma adequada. A nossa proposta estabelece ainda que se conheçam e classifiquem, de acordo com a relevância para a conservação, todos os percursos pedestres da região. É preciso conhecer para preservar, daí que o inventário regional de todos percursos pedestres seja relevante, atendendo aos valores ambientais, culturais e até paisagísticos que os mesmos encerram”, frisou o presidente do PSD/Açores.

Alexandre Gaudêncio falava aos jornalistas à margem de uma visita à fábrica de Chá Gorreana, no concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel.

Para o social-democrata, o turismo de natureza "constitui a base da oferta associada ao destino Açores e os percursos pedestres são um recurso essencial dessa mesma oferta".

E prosseguiu: "Nos últimos anos, após a liberalização do espaço aéreo em março de 2015, tem-se registado um aumento da afluência de turistas aos trilhos, o que provoca uma degradação mais rápida deste importante recurso turístico".

A proposta do PSD/Açores de um novo regime jurídico de proteção e classificação dos percursos pedestres prevê a criação de um conselho de gestão, a nível regional, como órgão executivo, que passa a assumir as competências de inventariação, classificação, homologação, sinalização e manutenção dos trilhos.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados