Açoriano Oriental
PSD/Açores apela aos governos nacional e regional para salvarem universidade do arquipélago
O PSD/Açores apelou hoje aos governos regional e nacional para se mobilizarem na defesa da universidade do arquipélago, que enfrenta dificuldades financeiras e revelou que vai perder meio milhão de euros de financiamento do Estado em 2014.
PSD/Açores apela aos governos nacional e regional para salvarem universidade do arquipélago

Autor: Lusa/AO Online

O deputado António Marinho disse aos jornalistas, na Horta, que o PSD está preocupado com a situação da academia, um "instituição chave" e uma das "traves mestras da autonomia açoriana" e do desenvolvimento da região.

António Marinho pediu por isso ao Governo da República, que tutela a universidade, e ao executivo regional para "não se furtarem às suas responsabilidades" e "não deixarem cair" a academia.

O deputado disse ainda que a própria universidade tem também de "racionalizar o seu funcionamento".

Durante a manhã também o líder parlamentar do PS na Assembleia Legislativa dos Açores, Berto Messias, tinha manifestado preocupação com o corte no financiamento da universidade, referindo notícias na imprensa nacional que estimavam que a academia perderia 4,3 milhões de euros em transferências no âmbito da proposta de Orçamento do Estado para 2014.

Em declarações à Antena 1, o vice-reitor da Universidade dos Açores, Cabral Vieira, disse, no entanto, que essa diminuição deverá ser muito inferior (500 mil euros), tendo em conta outras transferências feitas por parte de Lisboa.

Por causa das dificuldades financeiras que enfrenta, a Universidade dos Açores está a negociar com o Ministério da Educação um plano de reestruturação e assistência para os próximos três anos.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados