Açoriano Oriental
PS critica e lamenta voto do PSD contra Orçamento dos Açores para 2015
O PS lamentou e criticou hoje o anunciado voto do PSD contra o Orçamento dos Açores de 2015, agora que o desemprego começa a baixar no arquipélago.
PS critica e lamenta voto do PSD contra Orçamento dos Açores para 2015

Autor: Lusa/AO Online

“Uma posição no mínimo estranha, ou seja, quando o desemprego estava a aumentar nos Açores, o PSD não votou contra o Plano de Investimentos, nem contra o Orçamento, agora que o desemprego começa a baixar, o PSD/Açores amua e vota contra”, afirmou Berto Messias, líder da bancada socialista no parlamento regional, citado numa nota do PS.

Sublinhando que, por outro lado, os deputados do PSD/Açores na Assembleia da República se preparam para votar a favor do Orçamento do Estado, que "continua a política de austeridade nacional", e contra o aumento das transferências para a região, Berto Messias considerou que "o PSD/Açores finalmente se revela publicamente e mostra o que o move".

"Duarte Freitas [presidente do PSD/Açores] é cada vez mais parecido com [o primeiro-ministro] Pedro Passos Coelho e mostra não ter a capacidade política para defender os Açores e os açorianos para ficar bem visto perante os dirigentes nacionais do PSD. Lamentamos que o atual PSD/Açores tenha PSD a mais e Açores a menos”, acrescenta Berto Messias.

O Plano e Orçamento dos Açores para 2015 "reforça as medidas" que "levam a uma diminuição do desemprego" e que "melhoram os resultados escolares", além de que "continua a investir na rede social", sublinha o socialista, para lamentar o voto contra do PSD.

“Os tempos são de dificuldade e exigem muito de todos. Temos de ter a capacidade de construir compromissos alargados em torno do Plano e Orçamento para 2015 de forma a que possamos vencer a crise e iniciar um novo ciclo de desenvolvimento na região. Lamentamos esta insensibilidade do PSD/Açores, que mostra estar mais preocupado com táticas político-partidárias do que em participar ativamente nas soluções para o futuro”, afirma.

O PSD anunciou hoje que vai votar contra o Plano e Orçamento dos Açores para 2015 por ser "mais do mesmo", sublinhando que a região ostenta os piores indicadores nacionais a nível da pobreza, desemprego e resultados escolares.

Este é o terceiro Plano e Orçamento do Governo Regional socialista de Vasco Cordeiro e será o primeiro que terá o voto contra do PSD, que nos dois anteriores optou pela abstenção para, segundo Duarte Freitas, dar a "oportunidade" ao executivo de "trabalhar sem desculpas".

Os documentos orçamentais dos Açores para 2015 (plano anual de investimento público e orçamento) serão debatidos e votados no parlamento da região autónoma no final deste mês.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados