Açoriano Oriental
PS/Açores quer reforço da prevenção e combate às dependências na Região

O PS/Açores apresentou um projeto de resolução onde recomenda ao Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) o reforço da ação na prevenção e combate às dependências, criticando a ação do executivo.

PS/Açores quer reforço da prevenção e combate às dependências na Região

Autor: Lusa/AO Online

Numa nota de imprensa, o partido informa que a iniciativa foi apresentada pela deputada socialista Célia Pereira, após uma reunião com a associação Novo Dia.

Citada no comunicado, a parlamentar socialista manifestou a sua “preocupação com o aumento nos consumos de novas substâncias psicoativas”.

Segundo a deputada, se o PS fosse Governo, “reforçaria quer a prevenção, quer o trabalho de afastar os jovens do consumo de substâncias, encaminhando-os para o tratamento de desabituação, para que possam ser reintegrados na sociedade e recomeçar as suas vidas”.

“É imperativo agir de forma estratégica e concertada, reforçando o desenvolvimento das respostas mais imediatas e atuantes na prevenção e combate às dependências”, defendeu a socialista.

Célia Pereira lembrou que o governo socialista “sempre garantiu o acesso a tratamento a todos os cidadãos toxicodependentes, tendo sido, na última legislatura, entre 2016 e 2020, atendidos todos os pedidos de reencaminhamento para tratamento em Unidades Terapêuticas, num processo célere e sem compassos de espera".

Nesta legislatura, "chegam-nos informações de que existe nos Açores uma lista de espera para tratamentos de cidadãos toxicodependentes em comunidades terapêuticas, ou seja, os doentes que, por iniciativa própria, se queiram tratar e tenham critérios para ser referenciados para comunidades terapêuticas, não estão a ser encaminhados por falta de financiamento”, apontou.

A iniciativa socialista recomenda ao Governo Regional (de coligação PSD/CDS-PP/PPM) que “reponha de imediato todos os encaminhamentos necessários para tratamento de cidadãos toxicodependentes, residentes na Região, em unidades terapêuticas, terminando com as listas de espera existentes para esse efeito”.

O PS dos Açores defende, ainda, que o Governo deve implementar, até ao final do ano, “programas de tratamento de duplo diagnóstico para jovens dos 14 aos 30, tal como estava previsto no caderno de encargos do Centro de Reabilitação Juvenil dos Açores”.

“Queremos que o Governo retome, no início do próximo ano letivo, a realização do inquérito às escolas e do relatório de atividades da saúde escolar, apresentando depois, a até ao final deste ano, um diagnóstico à saúde mental dos consumidores de rua não motivados para tratamento, os designados sem-abrigo", explicou Célia Pereira.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados