Açoriano Oriental
PS/Açores quer ouvir Governo sobre "descalabro operacional" no grupo SATA

O PS/Açores vai chamar ao parlamento a secretária regional do Turismo e Mobilidade e o vogal executivo da SATA, alegando que o Governo “deve prestar contas” pelo “descalabro operacional provocado no grupo" de aviação, revelou o partido.

PS/Açores quer ouvir Governo sobre "descalabro operacional" no grupo SATA

Autor: Lusa/AO Online

"Não podemos perder mais tempo e por isso o grupo parlamentar do PS/Açores vai promover um debate de urgência e requerer, com urgência, a audição da sra. secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, e do vogal executivo da SATA, ainda em funções, para prestarem esclarecimentos", justifica o vice-presidente da bancada socialista, Carlos Silva, citado numa nota de imprensa.

Segundo o deputado socialista, nas últimas semanas tem-se assistido "a um total descalabro operacional" no grupo de aviação público açoriano, com "reclamações dos passageiros sobre longos atrasos nas ligações" e sobre "recorrentes cancelamentos dos voos e alterações dos horários em cima da hora".

"Há aeronaves paradas e em manutenção desde o ano passado e outras com casas de banho avariadas há semanas e os passageiros ficam impedidos de as frequentar”, acrescenta o deputado do PS/Açores, Carlos Silva.

Além disso, "ficámos a saber, pela comunicação social, que a Sata está a recorrer, de forma significativa, a ACMIs (alugueres de aeronaves com tripulação), em cima da hora, incluindo dois aviões do tipo A330 (equivalentes ao “cachalote”) e agora vai utilizar uma aeronave do tipo A320, com quase 200 lugares, para fazer voos interilhas", denuncia ainda.

Para os deputados socialistas no parlamento açoriano, estas "medidas de desespero" são "reveladoras de um absoluto caos operacional" no grupo Sata, "com o alto patrocínio do Governo Regional de José Manuel Bolieiro, que permanece em silêncio".

Os socialistas criticam a ação do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) numa empresa estratégica como a SATA, que passa por "um processo de reestruturação, por dificuldades financeiras e operacionais", lamentando que o grupo de aviação esteja "em autogestão há dois meses" e o executivo "não consiga encontrar uma administração".

“Já todos percebemos, a começar pelos trabalhadores da companhia aérea, que a incúria e desmazelo deste Governo no tratamento do grupo SATA, seja na atempada nomeação de responsáveis, seja no atabalhoado concurso de privatização que borregou, leva a que cada vez resulte evidente que, ao contrário do que o Governo disse, não só não está a salvar a Azores Airlines como está a desgraçar a SATA Air Açores", vinca Carlos Silva, no mesmo comunicado.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.