Açoriano Oriental
PS/Açores quer explicações sobre fim do “horário alargado” do aeroporto de Santa Maria

O PS/Açores exigiu hoje explicações da Vinci, empresa responsável pela ANA Aeroportos, sobre o “encerramento definitivo do horário alargado” do aeroporto de Santa Maria, que impossibilita a aterragem de escalas técnicas que são maioritariamente feitas durante a noite.

PS/Açores quer explicações sobre fim do “horário alargado” do aeroporto de Santa Maria

Autor: Lusa /AO Online

Citado num comunicado do PS/Açores, o deputado regional socialista João Vasco Costa considera “preocupante” o encerramento do aeroporto de Santa Maria “entre a meia-noite e as 06:00”, o que “impede a aterragem de escalas técnicas que são feitas maioritariamente” durante aquele período.

“Esta é uma atitude que prejudica a população de Santa Maria, já afetada em grande escala com a decisão do Governo Regional em terminar com o transporte marítimo de passageiros e viaturas para aquela ilha”, afirma o parlamentar.

Para os socialistas açorianos, a decisão da gestora do aeroporto é “incompreensível” e “carece de explicações”.

“Se formos pesquisar os dados das receitas da empresa de alguns anos a esta parte, percebemos que a mesma tinha uma margem positiva, em média, de 230 mil euros durante esse período noturno”, refere o deputado.

Na nota, os socialistas açorianos adiantam que irão fazer “esforços” junto do grupo parlamentar do PS na Assembleia da República “para que se possa pedir esclarecimentos à empresa concessionária do aeroporto de Santa Maria”.

João Vasco Costa reforça ainda que o encerramento noturno do aeroporto e o fim das ligações marítimas com a ilha estão a votar Santa Maria ao “abandono”.

“O PS não aceita, nem aceitará em qualquer momento, que Santa Maria seja prejudicada, nem seja o mártir dos Açores”, salienta.

Na terça-feira, a Câmara de Vila do Porto apelou ao Governo da República para interceder junto da ANA e da NAV para resolver os “constrangimentos” do aeroporto da ilha de Santa Maria, que têm levado ao cancelamento de voos.

A autarquia questionou também a ANA Aeroportos para “perceber qual é o horário do aeroporto” de Santa Maria, lembrando a importância da ilha no acolhimento de escalas técnicas. 

“É preciso não esquecer que este aeroporto durante 70 anos esteve ao serviço de Portugal e nós queremos continuar a estar ao serviço de Portugal. Queremos continuar a receber estas escalas técnicas e receber este mercado da aviação privada”, declarou a presidente do município, Bárbara Chaves.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados