Segundo um comunicado do PS, a iniciativa surge após notícias sobre “situações muito difíceis” que as instituições desportivas açorianas estão a atravessar.
“Avançamos com o agendamento deste debate tendo em conta todas as informações, relatos e notícias que temos recebido sobre situações muito difíceis que as instituições desportivas estão a atravessar, fruto da reiterada incapacidade do Governo Regional em cumprir atempadamente com os compromissos com estas instituições, bem como a clara falta de visão estratégica para esta área que hoje se verifica na região”, referiu o presidente do grupo parlamentar socialista, citado na nota.
De acordo com Berto Messias, “são permanentes os incumprimentos, os atrasos, os adiamentos, o que tem originado muitos problemas para os clubes e até para a credibilidade externa da região”.
“Quando se sucedem os adiamentos da participação no início das provas de âmbito nacional em vários desportos e em várias competições, por incapacidade do Governo [Regional] de fazer chegar os apoios aos clubes, está em causa também a nossa credibilidade externa e os clubes não têm culpa nenhuma”, lamentou o representante.
Berto Messias referiu ainda que a instabilidade “que se tem verificado ao longo dos últimos anos tem impactos no abrandamento das atividades dos escalões de formação que envolvem milhares de crianças e jovens açorianos, bem como na falta de vontade da população em assumir cargos dirigentes nas instituições, tendo em conta a falta de confiança que têm no Governo [Regional]”.
PS/Açores quer debate de urgência sobre políticas públicas de apoio ao desporto
O PS/Açores agendou um debate de urgência sobre as políticas públicas de apoio ao desporto para a sessão plenária da próxima semana da Assembleia Legislativa Regional, na Horta, na ilha do Faial, anunciou o partido
Autor: Lusa/AO Online
