Açoriano Oriental
PS/Açores acusa líder do Governo Regional de "faltar à verdade" sobre juros a pagar à EDA

O PS/Açores acusou o presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, de "faltar à verdade" sobre a taxa de juros de mora a pagar pela região à EDA - Eletricidade dos Açores.

PS/Açores acusa líder do Governo Regional de "faltar à verdade" sobre juros a pagar à EDA

Autor: Lusa/AO Online

"O Partido Socialista dos Açores considera inaceitável a postura do presidente do Governo Regional ao afirmar que o anterior executivo fixou a taxa de juros de mora a pagar à EDA - Eletricidade dos Açores, no valor comercial de 7%, considerando que essa afirmação não corresponde à verdade”, lê-se numa nota de imprensa enviada às redações.

Citado no comunicado, o deputado do PS/Açores Carlos Silva sustenta que “é ridículo que José Manuel Bolieiro venha agora acusar os governos socialistas de terem fixado uma taxa de juros".

O deputado assinala que o presidente da EDA e secretários regionais "confirmaram, em comissão e no parlamento, que o contrato celebrado não fixava qualquer taxa", pelo que foi o atual governo açoriano "a pagar juros a 7%, por opção”.

Carlos Silva, que é também membro do Secretariado Regional do PS/Açores, acrescenta que “é absolutamente falso" que o anterior Governo Regional socialista "tenha fixado uma taxa de juros de mora de 7%".

Mas, acrescenta o deputado socialista no parlamento açoriano, "mais lamentável ainda é que o presidente do Governo falte à verdade apenas com o intuito de ficar bem na fotografia e obter dividendos políticos de uma iniciativa do Bloco de Esquerda”.

O dirigente socialista lembra que "se não fosse a existência da resolução do Bloco de Esquerda" a recomendar a negociação da taxa de juros de mora sobre as dívidas da iluminação pública, “teria sido gasto pelo executivo da coligação de direita o dobro em juros pagos à EDA”.

“Se o presidente do Governo tinha dúvidas, bastava aceder ao relatório da Comissão de Economia, ou ao Diário do Plenário, disponibilizada no ‘site’ da ALRAA [Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores], onde a resolução foi discutida”, sustenta.

Agora, salienta Carlos Silva, “mudaram de opinião poucos meses depois, tal como alertou o PS, e outros partidos, para essa possibilidade, considerando que o presidente do Governo Regional "manteve a arrogância e faltou à verdade aos açorianos”.

“Ao invés de reconhecer a negligência do seu executivo na gestão do dinheiro público e pedir desculpa aos açorianos, José Manuel Bolieiro opta por atacar, sistematicamente, o Partido Socialista, provavelmente, com o intuito de esconder a sua incompetência na governação da região”, critica.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados