Açoriano Oriental
Próxima Cimeira Europa/África em 2010 pode ser na Líbia
A Líbia ofereceu-se para organizar e acolher a próxima Cimeira UE/África, que está agendada para 2010, revelou hoje o primeiro-ministro português, José Sócrates.
Próxima Cimeira Europa/África em 2010 pode ser na Líbia

Autor: Lusa
Falando no final da segunda Cimeira euro-africana, que decorreu em Lisboa, José Sócrates, presidente em exercício da UE, disse ter tido conhecimento de uma proposta da Líbia para que se realizasse neste país a próxima (a terceira) reunião-magna de líderes da Europa e de África.
Sócrates ressalvou que compete à União Africana decidir o local onde se realizará a próxima Cimeira entre os líderes políticos dos dois continentes.
A II Cimeira UE/África, que reuniu sábado e domingo, em Lisboa, cerca de uma centena de chefes de Estado e/ou de Governo africanos e europeus, aprovou uma Parceria Estratégica sem precedentes, que regulará, a longo prazo, as relações políticas, económicas e comerciais entre os dois continentes.
Naquela que foi a maior reunião política de alto-nível realizada na Europa nas últimas décadas, a Cimeira adoptou ainda o primeiro Plano de Acção, com projectos a executar, no curto prazo (2008-2010), entre os dois continentes, o qual prevê mecanismos de controlo de aplicação e de acompanhamento.
Os líderes europeus e africanos aprovaram um documento de natureza política, designado Declaração de Lisboa.
A realização da segunda Cimeira euro-africana era uma das três grandes prioridades da actual presidência portuguesa da UE, que se iniciou em Julho e termina no final deste mês.
Na organização da cimeira assumiu particular relevo o braço-de-ferro entre o Reino Unido e o Zimbabué, com o primeiro-ministro britânico, Gordon Browm, a recusar-se a vir a Lisboa devido à presença do chefe de estado zimbabueano, Robert Mugabe, cujo regime é alvo de sanções europeias por autoritarismo e violações dos direitos humanos.
A primeira Cimeira UE/África realizou-se em Maio de 2000, no Cairo, durante a anterior presidência portuguesa do bloco europeu.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados