Açoriano Oriental
Proteção Civil dos Açores recomenda medidas de autoproteção devido ao mau tempo

A Proteção Civil dos Açores recomendou medidas de autoproteção face ao agravamento do estado do tempo no arquipélago a partir desta noite, na sequência da passagem da depressão Efrain pelo arquipélago.

Proteção Civil dos Açores recomenda medidas de autoproteção devido ao mau tempo

Autor: Lusa/AO Online

Numa nota informativa enviada às redações, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) recomenda às populações que mantenha limpos os sistemas de drenagem, bem como os adjacentes às residências e que sejam acautelados os objetos soltos do jardim que "possam ser projetados pelo vento".

A Proteção Civil açoriana aconselha a consolidação de telhados, portas e janelas e pede à população que só circule em caso de necessidade.

São ainda desaconselhadas atividades relacionadas com o mar e o reforço das amarrações das embarcações ou a sua mudança para local seguro.

As populações devem também afastar-se de áreas baixas junto da orla marítima e abrigar os animais.

A Proteção Civil dos Açores pede ainda à população que fique "atenta às recomendações difundidas pelas entidades oficiais”, seguindo as “instruções das autoridades".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou que a depressão Efrain, com um sistema frontal associado, pode provocar, nos Açores, rajadas de vento na ordem dos 110 quilómetros por hora, ondas que poderão atingir os nove metros e precipitação forte.

De acordo com o IPMA, a depressão deverá provocar um aumento significativo da intensidade do vento, com rajadas na ordem dos 110 quilómetros por hora no grupo Ocidental (Flores e Corvo), dos 90 quilómetros por hora no grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) e até 80 quilómetros por hora no grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria).

Essa depressão provocará também um aumento da agitação marítima com ondas que, no grupo Ocidental, que deverão atingir os nove metros de altura significativa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados