Proteção Civil alerta para previsão de agravamento do estado do tempo

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) alertou esta segunda-feira que, segundo o Instituto de Meteorologia (IM), prevê-se um agravamento gradual do estado do tempo no arquipélago, começando esta noite pelas ilhas do Grupo Ocidental.


Este agravamento do estado do tempo é devido à aproximação e passagem de uma superfície frontal fria com atividade moderada a forte, associada a uma depressão muito cavada.
 
Assim, prevê-se para o Grupo Ocidental precipitação por vezes forte no período entre as 22h00 desta segunda-feira e as 6h00 de terça-feira; vento forte com rajadas direção de sul rodando para sudoeste; e mar tempestuoso relativo a altura significativa das ondas.

Para o Grupo Central, prevê-se precipitação por vezes forte no período entre as 10h00 e as 19h00 de terça-feira; e vento forte com rajadas direção de sul rodando para sudoeste.

Para o Grupo Oriental precipitação por vezes forte no período entre as 21h00 de terça-feira e as 10h00 de quarta-feira.

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza, nomeadamente a guarda de todos os objetos soltos junto às edificações e espaços ao seu redor, a limpeza dos sistemas de drenagem e a consolidação dos telhados, portas e janelas. Recomenda também aos pescadores e aos praticantes da náutica de recreio que adotem medidas preventivas, em conformidade com a situação.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares