Açoriano Oriental
OE2023
Proposta "compromete o futuro" e merece oposição

O PCP considerou que a proposta de Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) apresentada pelo Governo "compromete o futuro" do país e que, como está, "só pode merecer a oposição" do partido.

Proposta "compromete o futuro" e merece oposição

Autor: Lusa/AO Online

“Não é um Orçamento que dá confiança para o futuro, muito pelo contrário, é um Orçamento que compromete o futuro”, sustentou a líder parlamentar comunista, Paula Santos, na Assembleia da República, pouco depois da apresentação, pelo ministro das Finanças, da proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano.

E acrescentou: “Da parte do PCP, este orçamento só pode merecer a nossa oposição, o nosso combate.”

A dirigente comunista disse que o partido vai “intervir com respostas concretas” para resolver os problemas com que o país está confrontado, durante a discussão no parlamento da proposta do executivo socialista.

O documento que Fernando Medina apresentou durante a tarde de hoje “conduz ao agravamento do empobrecimento” da população portuguesa, advogou Paula Santos, considerando que mantém as “injustiças fiscais em que os beneficiados são os grupos económicos e o capital”.

“Contas certas, essas mesmas só para os grupos económicos”, já que esta proposta “não dá a resposta necessária” ao cenário de "agravamento das condições económicas e sociais”, nomeadamente o controlo e fixação de preços máximos em bens essenciais e uma resposta à crise na habitação, continuou a deputada.

O agravamento das condições de vida, completou Paula Santos, obriga a uma valorização dos salários e das pensões maior do que aquela que o Governo propõe, mas como o executivo “mais uma vez se submete aos ditames da União Europeia”, os portugueses estão impedidos de “recuperar poder de compra” perdido ao longo do ano.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados