Açoriano Oriental
Afeganistão
"Proibir acesso de mulheres à universidade é crime contra humanidade"

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, classificou como um “crime contra a humanidade” a proibição pelo regime afegão talibã do acesso de mulheres à universidade.

"Proibir acesso de mulheres à universidade é crime contra humanidade"

Autor: Lusa/AO Online

Numa mensagem divulgada na sua conta na rede social Twitter, Borrell salienta que a UE “condena veementemente a decisão dos talibãs de suspender o ensino superior às mulheres”, salientando que “a perseguição baseada no género é um crime contra a humanidade”.

O Alto Representante para a Política Externa dos 27 Estados-membros do bloco europeu adiantou ainda que esta decisão, “única no mundo”, priva o Afeganistão “dos contributos das mulheres para a sociedade”.

O regime talibã do Afeganistão, que assumiu o poder em agosto de 2021, proibiu na terça-feira, “até nova ordem”, a admissão de mulheres nas universidades públicas e privadas de todo o país, anunciou o Ministério do Ensino Superior local, citado pela agência noticiosa afegã Jaama Press.

Num curto comunicado, difundido também pela rede de televisão oficial Tolo, o ministério afegão apela à suspensão da admissão de mulheres nas instituições de ensino superior.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados