Açoriano Oriental
Programas massivos de espionagem ameaçam liberdade de opinião
Os programas massivos de espionagem dos serviços de informação ameaçam a liberdade de opinião e as sociedades abertas, escreveu o ex-analista da NSA Edward Snowden num artigo publicado hoje na revista Der Spiegel.
Programas massivos de espionagem ameaçam liberdade de opinião

Autor: LUSA/AOnline

O ex-consultor informático, que divulgou programas de escutas da Agência Nacional de Segurança norte-americana (NSA), considera que a vigilância massiva constitui um problema global que requer uma resposta global.

"Esses programas não são apenas uma ameaça contra a vida privada. Eles ameaçam a liberdade de opinião e das sociedades abertas", afirma Snowden no artigo publicado na revista alemã e divulgado pela Agência France Press (AFP).

Sob o título "Um manifesto para a verdade”, a revista explica que Snowden escreveu o artigo na sexta-feira em Moscovo, que foi depois enviado para a sede da revista através de um canal encriptado.

As revelações de Snowden, publicadas em todo o mundo, têm provocado tensões entre Washington e alguns de seus principais aliados.

"Quem diz a verdade não comete nenhum crime ", escreve.

Segundo o ex-consultor informático, alguns governos que inicialmente se sentiram "desmascarados" pelas revelações de espionagem, em seguida, lançaram "uma campanha sem precedentes de perseguição para impedir qualquer debate.

No entanto, o debate continua no mundo inteiro, sublinha Snowden, que está exilado na Rússia.

O deputado alemão dos Verdes Hans Christian Stroeble reuniu-se na quinta-feira, em Moscovo, com Snowden num local não revelado, após a publicação de documentos comprovativos de que a NSA tinha escutado ao telefone durante vários anos a chanceler alemã Angela Merkel.

Segundo Stroebele, Snowden expressou vontade em falar com as autoridades alemãs.

Edward Snowden é um ex-colaborador da NSA que tornou públicos detalhes de vários programas confidenciais usados pelos Estados Unidos para a vigilância eletrónica de governos em todo o mundo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados