Açoriano Oriental
Produção global de leite nos Açores em janeiro estabilizou em relação a igual período de 2018

A produção global de leite nos Açores estabilizou nos cerca de 50 milhões de litros, comparando a produção de janeiro de 2019 com igual período de 2018.

Produção global de leite nos Açores em janeiro estabilizou em relação a igual período de 2018

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Segundo nota do executivo regional, em janeiro de 2018, se tinha registado um aumento da produção de dois milhões de litros de leite, ou seja, cerca de 4%, face ao período homólogo de 2017.



Flores (-26%), Pico (-17%), Faial (-3%) e Terceira (-3%) foram as ilhas onde ocorreram as maiores reduções da produção em janeiro de 2019, comparando com janeiro de 2018, em contraponto com São Jorge (+7%), São Miguel (+1,3%) e Graciosa (+0,48%), onde se registaram crescimentos na produção.



A produção de leite na Região está bem estrutura e tem evoluído sem paralelo, quer em quantidade, quer em qualidade, daí que, nos últimos quatro anos, apesar dos limites impostos à produção por algumas indústrias, houve um crescimento de 14%, enquanto a produtividade média, no mesmo período, aumentou 18%.



Estes bons indicadores são o resultado do esforço e da experiência acumulada dos produtores de leite, dos investimentos que têm sido feitos na modernização das explorações, da aposta no bem-estar animal e na melhoria genética, e das boas condições naturais.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados