Açoriano Oriental
Produção de gelo na Horta está normalizada
A avaria que se registava desde o início do mês numa das máquinas de produção de gelo no porto da Horta, que motivou queixas dos armadores locais, já se encontra resolvida, revelou hoje Luís Fernandes, presidente da Lotaçor.
Produção de gelo na Horta está normalizada

Autor: Lusa/AO Online

Este responsável indicou que a avaria ficou resolvida com a chegada ao Faial de uma peça adquirida no mercado nacional, depois de a empresa italiana responsável pela manutenção da máquina ter revelado dificuldade em assegurar a substituição em tempo útil, por estar encerrada em agosto.

“A situação está finalmente resolvida e a máquina já está a produzir gelo como fazia antes”, assegurou o presidente da empresa pública que gere as lotas dos Açores.

Luís Fernandes não quis, no entanto, comentar as críticas feitas pela Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores (APEDA), para a qual a avaria provocou “graves prejuízos aos armadores” e teve, consequentemente, “repercussões negativas na produtividade da frota de pesca” sedeada no Faial.

Segundo a APEDA, a produção de gelo no Faial estava reduzida desde 03 de agosto a apenas um terço, o que obrigou os pescadores a optarem por um regime de rotatividade na aquisição de gelo, para que todos os barcos pudessem sair para o mar.

Apesar de não pretender comentar estas queixas, Luís Fernandes revelou que a Lotaçor vai apresentar em breve um plano de recuperação dos equipamentos de frio das lotas dos Açores, muitos dos quais estão a operar há mais de 20 anos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados