Energia

Produção de energia geotérmica da central da Ribeira Grande reforçada

A Sociedade Geotérmica dos Açores (SOGEO) anunciou esta quinta-feira a entrada em exploração de um novo poço na Central da Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, que permitirá aumentar a sua produção em 26 GWh.


Segundo a empresa gestora da única unidade portuguesa de produção de electricidade com recurso ao aproveitamento de recursos geotérmicos, a exploração do novo furo vai traduzir-se numa poupança anual de 6000 toneladas de fuelóleo e numa redução de emissões de CO2 – dióxido de carbono - em 18 000 toneladas.

A abertura do novo poço, com uma profundidade 1173 metros, iniciaram-se a 08 de Abril, referiu a SOGEO.

Segundo acrescentou, a execução de novos poços no campo geotérmico da Ribeira Grande integra-se nos projectos de expansão da capacidade produção de electricidade com recurso a esta fonte renovável inscritos no objectivo estratégico regional de reforço da autonomia energética regional.
PUB

Premium

João Dâmaso Moniz é diretor-geral da Escola Profissional da Ribeira Grande. Foi neste contexto que liderou a lista única, com várias escolas, candidata à Associação de Escolas Profissionais dos Açores, tendo sido eleito presidente da direção da AEPA no passado dia 12 de dezembro para os próximos três anos. Em entrevista ao Açoriano Oriental, João Dâmaso Moniz fala dos desafios que se colocam atualmente ao ensino profissional nos Açores.