Açoriano Oriental
Primeiro teste mundial da vacina contra a gripe das aves

O primeiro ensaio mundial da vacina contra a gripe das aves em crianças está a ser realizado em Valença, num projecto em seis fases em que participam 400 crianças com idades entre os três e os nove anos. 


Autor: Lusa/AOonline

A vacina agora testada, desenvolvida pela empresa farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK), é a mesma utilizada no estudo efectuado em pessoas adultas em 1996 e igualmente na região espanhola de Valença, como parte de um projecto europeu em que participarão mais de 5.000 pessoas maiores de 18 anos. 

O responsável de Saúde do governo regional de Valência, Manuel Cervera, assegurou que este estudo "vai contribuir para comprovar a eficácia de uma vacina contra o vírus H5N1 e desta forma ajudar a reduzir os efeitos de uma possível pandemia, especialmente em grupos de risco como são as crianças". 

 A vacina, obtida a partir de uma estirpe do vírus da gripe das aves, o H5N1, não transmite a doença aos vacinados nem às pessoas com as quais estes contactem. 

 Contém um produto que favorece a resposta adequada pelo sistema imunitário e foi desenvolvida segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 Na primeira fase, que começou em Julho e já terminou, participaram 70 crianças, entre os seis e os nove anos, e a dose injectada é de cerca de metade da ministrada aos adultos.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados