Presidente Zuma visita último bastião branco da África do Sul

O presidente da África do Sul visitou esta terça-feira Orania, uma espécie de enclave onde só residem brancos, na província do Cabo do Norte, e cujo estatuto institucional está ainda por definir.


Carel Boshoff, genro do antigo primeiro-ministro da África do Sul do “apartheid” Hendrik Verwoerd e inspirador de “um local onde os Afrikaners possam viver plenamente a sua cultura fazendo embora parte da África do Sul”, recebeu o presidente da República à chegada, declarando que a presença de Zuma faz do dia de hoje um “dia extraordinário”.

Orania, uma pequena vila com estatuto de cidade fundada por cerca de 40 famílias Afrikaners em Dezembro de 1990 sob a ilusão de que milhares de compatriotas brancos para ali se mudassem e fundassem negócios, continua a ser nos dias que correm uma terra árida, de casebres, pequenas indústrias familiares e algumas fazendas agro-pecuárias com uma população total de 800 pessoas.
PUB

A Missão País é um projeto católico de voluntariado universitário de âmbito nacional, que inclui a Universidade dos Açores. Este ano, realiza-se pela última vez em Vila Franca do Campo, entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2026, com várias atividades comunitárias