Açoriano Oriental
Presidente do PPM confia em "duplicar ou triplicar" presença parlamentar

O presidente do PPM, Gonçalo da Câmara Pereira, mostrou-se esta sexta-feira confiante em "duplicar ou triplicar" a presença do partido no parlamento açoriano nas eleições legislativas regionais de 25 de outubro.


Autor: Lusa/AO online


"Temos candidatos bons em todas as ilhas. (...) Acho que temos boas hipóteses de duplicar ou triplicar [a presença parlamentar]", disse hoje o monárquico, questionado em Ponta Delgada sobre a sua expetativa para o ato eleitoral que se avizinha.

O PPM tem atualmente um deputado no hemiciclo açoriano: Paulo Estêvão, eleito pela ilha do Corvo, a mais pequena do arquipélago.

O trabalho de Estêvão, acredita Gonçalo da Câmara Pereira, mostra aos açorianos que "o PPM é uma boa aposta na oposição" ao PS, que governa a região há mais de duas décadas.

Gonçalo da Câmara Pereira acompanhou hoje o cabeça de lista do PPM por São Miguel, Paulo Margato, numa reunião com a Ordem dos Enfermeiros.

As próximas eleições para o parlamento açoriano decorrem em 25 de outubro.

Nas anteriores legislativas açorianas, em 2016, o PS venceu com 46,4% dos votos, o que se traduziu em 30 mandatos no parlamento regional, contra 30,89% do segundo partido mais votado, o PSD, com 19 mandatos, e 7,1% do CDS-PP (quatro mandatos).

O BE, com 3,6%, obteve dois mandatos, a coligação PCP/PEV, com 2,6%, um, e o PPM, com 0,93% dos votos expressos, também um.

Nas eleições regionais existem um círculo por cada uma das nove ilhas mais um círculo regional de compensação que reúne os votos que não foram aproveitados para a eleição de parlamentares nos círculos de ilha.

O PS governa a região há 24 anos, tendo sido antecedido pelo PSD, que liderou o executivo regional entre 1976 e 1996.

Vasco Cordeiro, líder do PS/Açores e presidente do Governo Regional desde as legislativas regionais de 2012, após a saída de Carlos César, que esteve 16 anos no poder, apresenta-se de novo a votos para tentar um terceiro e último mandato como chefe do executivo.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados