Presidente da República saúda eleição de Francisco I

O Presidente da República saudou esta quarta-feira o novo papa, Francisco I, lembrando que o cardeal-arcebispo de Buenos Aires é "o pastor de uma vastíssima comunidade, na qual se encontram inúmeros portugueses".


"É com profunda alegria que, em meu nome pessoal e em nome de todo o povo português, saúdo o Papa Francisco", lê-se numa mensagem de felicitações enviada por Aníbal Cavaco Silva ao Papa Francisco I, na sequência da sua escolha para chefe da Igreja Católica, e divulgada na página da Presidência da República na Internet.

Sublinhando que "o sucessor de Pedro é o Pastor de uma vastíssima comunidade, na qual se encontram inúmeros portugueses que têm a mais plena esperança na sua palavra e no seu magistério", Cavaco Silva felicita igualmente a Igreja Católica e a Conferência Episcopal Portuguesa.

"As minhas felicitações dirigem-se igualmente à Igreja Católica universal e, em particular, à Conferência Episcopal Portuguesa, no momento em que se abre uma nova fase na sua vida, na qual, estou certo, serão aprofundadas as excelentes relações entre o Estado português e a Igreja", acrescenta o chefe de Estado português.

PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.