Açoriano Oriental
Praça do Emigrante será inaugurada a 26 de julho

A Câmara Municipal da Ribeira Grande vai inaugurar no próximo dia 26 de julho, a Praça do Emigrante


Autor: Susete Rodrigues/AO Online

"Tendo como elemento central a peça de arte pública “Saudades da Terra”, um majestoso globo revestido a pedra de calçada portuguesa, com quatro metros de diâmetro, a nova praça tem a dimensão aproximada de metade de um campo de futebol e, como o nome indica, homenageia os emigrantes açorianos", refere nota.

O município ribeiragrandense assinou um protocolo com a AEA – Associação dos Emigrantes Açorianos, para que seja esta associação sem fins lucrativos a assegurar a animação cultural do novo espaço.

Concebida e em grande parte executada por Luís Silva, a peça de arte pública “Saudades da Terra” domina o amplo espaço devido à imponência do globo que, ainda antes da inauguração, já se tornou local de peregrinação para os fotógrafos.

Acrescenta a nota que além do globo, fazem parte da escultura, que tem o mesmo nome da obra-prima de Gaspar Frutuoso, vulto da cultura açoriana do século XVI, a pedra basáltica onde ele está assente, representando a(s) ilha(s), e, ainda, o desenho na calçada em redor, intitulado Shore To Shore, da autoria do artista nativo canadiano Luke Marston, descendente do picoense Portuguese Joe.

A ala sul da Praça do Emigrante é composta pela Calçada dos Mundos, concebida por Liliana Lopes numa clara alusão à hélice do ADN e onde, segundo a artista, “o bater do coração que sustenta o ritmo dos emigrantes se funde com aqueles que irão passar por cima desta calçada”.

Completam a Praça do Emigrante dois murais que poderão ser utilizados como bancos e miradouros do Atlântico. Na face rampeada de um estarão as bandeiras dos principais destinos da emigração açoriana (Bermudas, Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, Havai e Uruguai) e também as bandeiras da Organização das Nações Unidas, de Portugal e dos Açores, todas elas em pedra de calçada.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.