Açoriano Oriental
PR destaca atualidade da mensagem do novo santo Bartolomeu dos Mártires

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou este domingo o novo santo português Bartolomeu dos Mártires como um dos “grandes reformadores da Igreja" e sublinhou a atualidade da mensagem que espalhou há 500 anos.


Autor: AO Online/ Lusa

“Ele viu a uma distância de 500 anos muito daquilo que é a mensagem da Igreja de hoje e de todos os responsáveis políticos de hoje”, referiu.

Uma mensagem, acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa, que dá prioridade aos pobres, aos sacrificados e aos sofredores e à necessidade de que aqueles que mais têm ajudarem os que vivem em piores condições.

Frei Bartolomeu dos Mártires foi hoje canonizado, em Braga, arquidiocese em que foi arcebispo entre 1559 e 1582.

Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à celebração, destacou-o como “uma grande figura” de Portugal, um homem “excecionalmente culto e um dos grandes teólogos e pensadores do seu tempo”.

“Uma das grandes figuras da Igreja universal, um dos grandes reformadores da Igreja”, acrescentou o Presidente da República.

Frei Bartolomeu dos Mártires foi “tornado santo” em 05 de julho de 2019, por decreto do Papa, Francisco.

O decreto foi hoje lido na Sé de Braga, oficializando assim a canonização.



PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.