Açoriano Oriental
Portugal sofreu medidas drásticas de curto prazo só para equilibrar défice
O antigo Presidente da República Jorge Sampaio considerou que Portugal e outros países da Europa do sul sofreram "uma aplicação severa e drástica" de medidas de austeridade de curto prazo só para reduzir o défice.
Portugal sofreu medidas drásticas de curto prazo só para equilibrar défice

Autor: Lusa/AO online

 

“É preciso um debate pós-crise financeira na sociedade europeia, para perceber como o aumento da pobreza e das desigualdades condiciona o futuro da União Europeia”, disse Sampaio, argumentando que “está em causa o modelo social europeu, principalmente nos países do sul da Europa, onde foi feita uma aplicação severa e drástica de medidas de austeridade centradas no curto prazo e unicamente movidas pelo intuito da redução dos défices”.

Falando na sessão de abertura das Conferências de Lisboa, que decorrem hoje e quinta-feira na capital portuguesa, o antigo chefe de Estado lembrou que “um quarto da população nestes países está em situação de pobreza” e vincou o papel do Estado na suavização das desigualdades económicas entre os cidadãos.

“O verdadeiramente insuspeito World Economic Forum, na sua Agenda 2015, aponta para as desigualdades na riqueza e aumento do desemprego como as preocupações cimeiras dos líderes mundiais”, disse, para sustentar que o Estado tem um papel fundamental na correção destes desequilíbrios.

“O Estado tem um papel insubstituível na correção destas desigualdades, disse, lembrando a tese do economista Joseph Stiglitz, segundo a qual “os mercados por si só não conseguem resultados eficientes e estáveis, por isso os Estados têm de corrigir isto”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados