Açoriano Oriental
Porto, Viana do Castelo e Braga sob aviso laranja devido à chuva e vento forte
Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga vão estar na terça-feira sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte, persistente e acompanhada de rajadas de vento, disse à Lusa a meteorologista Maria João Frada.
Porto, Viana do Castelo e Braga sob aviso laranja devido à chuva e vento forte

Autor: Lusa/AO Online

 

“Amanhã [terça-feira] vamos ter um agravamento do estado do tempo no Minho e Douro litoral. Prevê-se céu muito nublado durante a manhã com ocorrência de períodos de chuva que vai estender-se depois a partir da tarde às regiões do norte e centro e depois ao alto Alentejo”, adiantou à Lusa a especialista.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o dia de terça-feira vai ser marcado por chuva forte, persistente no Minho e Douro litoral e eventualmente depois nos restantes distritos a norte do sistema Montejunto-Estrela.

“No entanto, o cenário mais gravoso será no litoral a norte do cabo Mondego (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu (a parte mais oeste destes distritos). Não podemos também excluir que nestes distritos não possa haver localmente, mas com baixa probabilidade, fenómenos extremos de vento”, salientou.

No que diz respeito aos distritos mais a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, Maria João Frada explicou que também está prevista a ocorrência de chuva de forma contínua, mas que será fraca ou de chuvisco.

“A partir de terça-feira vamos ter também um aumento da intensidade do vento relativamente ao dia de hoje. O vento soprará moderado a forte com rajadas da ordem dos 60 a 70 quilómetros por hora”, disse.

Por causa do mau tempo, o IPMA colocou sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga, entre as 07:00 terça e as 09:59 de quarta-feira.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga vão estar também na terça e quarta-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de rajadas de vento na ordem dos 70 a 90 quilómetros por hora, em especial no litoral e nas terras altas, e de ondas de quatro a cinco metros.

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo, também para terça e quarta-feira, os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Setúbal, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra, onde se espera, nuns casos, chuva ou vento fortes, e, noutros, agitação marítima.

O aviso laranja significa "situação meteorológica de risco moderado a elevado", enquanto o amarelo "risco para determinadas atividades" dependentes do estado do tempo.

Em declarações à Lusa, a meteorologista do IPMA, Maria João Frada, adiantou que a chuva vai manter-se até quarta-feira, altura em que gradualmente vai passar a regime de aguaceiros, por vezes fortes no norte e centro, acompanhados de trovoada e granizo.

“Na quinta e sexta-feira ainda vamos ter instabilidade, mas no fim de semana vamos ter subida da temperatura com alguns distritos a atingir os 25 a 30 graus na generalidade do território”, disse a meteorologista.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados