Porfirio Lobo ganha eleições nas Honduras

O candidato opositor do Partido Nacional, Porfirio Lobo, converteu-se no virtual presidente eleito das Honduras, na sua segunda tentativa para chegar ao poder após perder as eleições de 2005 face ao derrotado Manuel Zelaya.


O seu opositor nestas eleições, o oficialista Elvin Santos, aceitou a derrota e o presidente de facto, Roberto Micheletti, anunciou que entregará o poder sem condições.

Lobo declarou-se presidente eleito após conhecer o primeiro relatório do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), que sublinha que o líder do Partido Nacional obteve 55,90 por cento dos votos nas eleições de domingo, com 61,89 por cento das mesas escrutinadas.

O candidato opositor, um empresário e karateca de 61 anos, foi presidente do Congresso Nacional durante o governo de Ricardo Maduro (2002-2006) e tem uma extensa trajectória no seu partido, cujo Comité Central dirigiu em duas ocasiões, entre outros cargos.
PUB

Premium

O consumo de drogas ilícitas em Portugal revela uma grande participação dos Açores, segundo o inquérito europeu sobre as drogas, com a região a representar entre 13% e 25% dos consumidores analisados, consoante a substância