Açoriano Oriental
Populações das ilhas das Flores e Corvo aguardam tranquilas pelo Gaston
As populações das ilhas das Flores e do Corvo, nos Açores, aguardam "tranquilas" pela chegada da tempestade tropical Gaston, uma vez que estão "habituadas a tempo adverso", asseguraram hoje à Lusa três presidentes de Câmara.

Autor: Lusa/AO Online

 

“As pessoas estão calmas. Já estão mais ou menos habituadas a tempo adverso. Não há pânico”, afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal das Lajes das Flores, Luís Maciel, acrescentando que os serviços autárquicos vão estar ao serviço e de prontidão para “o que for preciso”.

As ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) e central (Terceira, Faial, Graciosa, Pico e São Jorge) dos Açores estão hoje sob ‘Aviso Laranja’ devido à previsão de agitação marítima e vento provocadas pela passagem da tempestade tropical ‘Gaston’.

Segundo a última atualização da Proteção Civil, o ‘Gaston’ desloca-se a 46 quilómetros por hora, devendo atingir as ilhas a partir das 12:00 (mais uma hora em Lisboa).

Luís Maciel adiantou, ainda, que no concelho das Lajes das Flores foi já decidido encerrar a creche da Casa do Povo durante o dia de hoje, “por precaução”.

Já no concelho vizinho, Santa Cruz das Flores, o presidente da Câmara referiu que a população também está “calma e expectante”, sendo que o ‘Gaston’ é o tema que domina hoje todas as conversas.

“Temos já algum vento, o céu está encoberto, mas é uma situação perfeitamente normal. As pessoas estão habituadas”, afirmou José Carlos Mendes, alegando que pelas ruas, nas casas e nos espaços comerciais não se fala de outro assunto que não seja a tempestade tropical ‘Gaston’.

Segundo disse José Carlos Mendes, para já não se coloca a possibilidade de encerrar serviços municipais.

Já na mais pequena ilha dos Açores, o Corvo, onde vivem menos de 500 pessoas, o presidente da única Câmara Municipal revelou à Lusa que a população está a precaver os seus bens e a aguardar a chegada do ‘Gaston’.

“Nota-se a agitação marítima com alguma diferença, mas os pescadores e pessoas que possuem barcos já os guardaram em sítios seguros”, disse José Manuel Silva, acrescentando que, apesar de ainda não estar a chover, o céu está já muito encoberto.

A Proteção Civil nos Açores já garantiu hoje que o dispositivo “está preparado” para a passagem da tempestade tropical ‘Gaston’ pelo arquipélago.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.