Pontuação do CAR fixada no final da primeira etapa

Pontuação do CAR fixada no final da primeira etapa

 

Nuno Martins Neves   Motores   22 de Fev de 2019, 10:00

Os pilotos regionais podem participar na 2.ª etapa do Azores Rallye mas classificações para o CAR fecham sexta-feira

Os pilotos que pontuem para o Campeonato dos Açores de Ralis que participarem no Azores Rallye 2019 vão ter de disputar apenas a primeira etapa da corrida, deixando de estar obrigados a disputar os troços de sábado.

Esta é uma das alterações no regulamento do CAR para a 54.ª edição do Rali dos Açores, que está plasmada na adenda do Azores Rallye ao Regional, publicada pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e que recupera o que foi feito a última vez em 2014.

Nos últimos quatro anos, as equipas inscritas no CAR tinham de competir os três dias de provas - ou seja, tanto a 1.ª etapa (quinta e sexta-feira) como a 2.ª etapa (sábado) - para pontuarem para o campeonato.

Algo que era criticado pelos pilotos por tornar a prova muito dispendioso, já que, na prática, as equipas faziam quase dois ralis num só:tendo como exemplo o itinerário deste ano, a 1.ª etapa contabiliza 112,50 km de classificativas (num total de 342,90), e a 2.ª etapa fica-se nos 106,56 km (de um total de 353,19).

Um esforço muito grande que afastou grande parte dos pilotos nos últimos anos: em 2009, a comitiva regional ascendia aos 25 inscritos; nos últimos três anos andou entre os 13 (2016), os 10 (2017) e os 11 (2018).

Assim sendo, as classificações do CAR ficam afixadas no parque fechado após a Prova Especial de Classificação 10, a segunda passagem pela Superespecial Marques.

No entanto, e de acordo com o mesmo regulamento, os pilotos inscritos no Regional não estão impedidos de disputar a 2.ª perna; mas caso não pretendam correr no sábado, terão de manifestar essa mesma intenção por escrito ao Colégio de Comissários até às 20h00 de sexta-feira, dia 22 de março.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.