UE/Tratado

Polónia assina sábado Tratado de Lisboa

O Presidente polaco Lech Kaczynski vai assinar sábado o Tratado de Lisboa, numa cerimónia agendada para as 12:00 locais (11:00 de Lisboa), disse o chefe de gabinete do Presidente, Waldyslaw Stasiak.


"O Presidente vai assinar o Tratado sábado ao meio-dia", afirmou Stasiak, em declarações ao canal privado TVN24.

Com a assinatura do chefe de Estado Lech Kaczynski, a Polónia conclui o processo de ratificação do Tratado.

O presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso, o presidente do Parlamento Europeu Jerzy Buzek e o primeiro-ministro sueco Fredrik Reinfeldt, país que detém a presidência rotativa da União Europeia (UE), vão assistir à cerimónia de assinatura, acrescentou o chefe de gabinete.

A cerimónia, agendada para o Palácio presidencial, contará igualmente com a presença do primeiro-ministro polaco Donald Tusk e dos diplomatas acreditados na Polónia, precisou Stasiak.

Depois da significativa vitória do "sim" no referendo irlandês, na passada sexta-feira, a Polónia e a República Checa são os únicos Estados-membros que ainda não completaram o processo de ratificação do tratado.
PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares