Polícia Marítima apreende peixe de meia tonelada com captura proibida na Horta

Polícia Marítima apreende peixe de meia tonelada com captura proibida na Horta

 

AO Online/ Lusa   Regional   10 de Ago de 2019, 11:19

A Polícia Marítima da Horta, nos Açores, anunciou este sábado que apreendeu na sexta-feira um espadim azul com mais de meia tonelada, espécie de peixe cuja captura está encerrada desde abril.

“A Polícia Marítima da Horta procedeu à apreensão de um peixe com mais de meia tonelada, a qual resultou da captura ilegal de um espécimen de “Makaira nigricans”, nome comum ‘Atlantic Blue Marlin’ ou Espadim Azul, por um pescador de nacionalidade austríaca, na modalidade de pesca turística”, lê-se num comunicado.

Segundo a autoridade marítima, a quota desta espécie foi atingida em meados do mês de abril, estando a sua captura encerrada desde então.

O espadim azul é uma das espécies de grandes pelágicos que atrai pescadores lúdicos aos Açores, salientou a Polícia Marítima, acrescentando que muitas vezes o animal é devolvido ao mar, após a captura.

“Muitas vezes, após travada a luta entre o pescador e o peixe, quando o pescador leva a melhor, é recolhida uma foto e devolvido o espécime ao seu habitat, não tendo sido esse o registo desta feita”, apontou.

O peixe apreendido foi doado à Santa Casa da Misericórdia da Horta e será instaurado um processo de contraordenação ao pescador, que poderá ter de pagar uma multa entre 250 e 2.500 euros.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.