Açoriano Oriental
Saúde
Pneumonia mata uma criança a cada 20 segundos
O Dia Mundial contra a Pneumonia é assinalado esta sexta-feira, numa altura em que em cada vinte segundos uma criança morre desta doença, fazendo com que mais de 1,5 milhões de menores morram anualmente, uma cifra que podia diminuir drasticamente através da vacinação.
Pneumonia mata uma criança a cada 20 segundos

Autor: Lusa/AO online
Segundo dados divulgados em Genebra, Suíça, a pneumonia é a principal causa de morte de crianças até aos cinco anos em todo o mundo, matando mais que a sida, malária e sarampo, apesar de a doença ser previsível.

A vacina contra a bactéria responsável pela pneumonia existe há várias décadas em todo o mundo desenvolvido, mas os países mais pobres não têm recursos para comprá-la e administrá-la.

As crianças dos países em desenvolvimento têm 89 vezes mais possibilidades de morrer devido à pneumonia do que os menores dos países ricos.

É por isso que no Dia Mundial contra a Pneumonia a Aliança Mundial para a Vacinação e Imunização, da qual fazem parte vários Estados, o Banco Mundial, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a UNICEF, entre outros parceiros, alerta para a necessidade urgente de se encontrar fundos que garantam uma vacinação alargada.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados